Confira a transmissão na íntegra do segundo do dia do Rip Curl Grom Search, evento que reúne os maiores talentos da nova geração nacional na piscina de ondas da Praia da Grama, em Itupeva (SP).
Ryan Kainalo é campeão
Com o ídolo Gabriel Medina prestigiando as finais, o Rip Curl Grom Search confirmou mais dois campeões nesta quinta-feira (7). Bela Nalu garantiu mais um título, agora na feminina Sub 14 (levou na Sub 16 quarta-feira) e Ryan Kainalo foi o melhor da masculina Sub 16. A comemoração não poderia ser de melhor forma, surfando junto com o tricampeão mundial, que também já fez história nesse evento.
O inédito campeonato de surfe do Brasil em ondas artificiais de alta performance teve como cenário a piscina de ondas da Praia da Grama, em Itupeva (SP). Foram dois dias de ondas perfeitas, com os melhores surfistas do país com até 16 anos, num ambiente totalmente controlado.
Bela Nalu, filha do experiente Everaldo Pato Teixeira, repetiu o show do primeiro dia, não dando chances às rivais. Somou duas notas 8, enquanto Ryan Kainalo garantiu a melhor nota do dia, um 9,35 em sua segunda apresentação, em um duelo acirrado com Samuel Joquinha..
Se no dia anterior, Bela havia faturado a categoria acima da sua, superando a favorita Sophia Medina, desta vez ela revelou que sentiu a pressão por estar na sua faixa etária. “Na Sub 16 eu estava: ah! se eu for para a final, tudo ótimo, se eu não ficar em primeiro, tudo bem, mas a Sub 14 realmente era a minha categoria. Tinha um pouquinho de pressão, mas eu falei: ah! também, seja o que Deus quiser. Estou solta, estou feliz, estava dando tudo certo”.
“Mantive a mesma coisa de ontem, focada, sem muita coisa na minha cabeça, sempre tentando respirar fundo. Trouxe isso de ontem para hoje, mas também estava tentando esquecer o meu título da Sub 16 para conseguir focar”, acrescenta a surfista, que viajou sozinha (a família está na Indonésia), exclusivamente para o evento. “Nossa, foi uma experiência incrível, nunca tinha feito. Eu queria provar para eles que eu realmente conseguia competir sozinha, viajar. Acho que nesse campeonato eu consegui provar”, conta.
Ryan, o único a dar um aéreo, comprovou ser um das grandes promessas. “Eu quis esquecer que estava numa piscina, para realmente ganhar o campeonato e deu certo. Estou muito feliz e agora vou treinar porque tem várias competições pela frente”, celebra Ryan, falando sobre o aéreo. “É uma manobra que treino muito e consegui uma nota melhor para virar”, complementa. A manobra, inclusive, foi elogiada por Medina. “Detalhes fazem a diferença e quem arriscou mais foi recompensado”, analisa o tricampeão mundial.
Gabriel Medina – Gabriel Medina demonstrou muita felicidade em estar de volta ao Rip Curl Grom Search, campeonato em que foi o primeiro brasileiro campeão internacional, em 2010, na Austrália. Participou da transmissão que o Canal Sportv fez ao vivo das finais, como comentarista, e depois surfou, se divertiu, com os dois novos campeões.
“Muito feliz de ter chegado no Brasil direto para o Grom Search, prestigiando esse evento que já participei anos atrás. Acho que a minha geração a maioria dos moleques que estão no Circuito Mundial, passaram por esse campeonato. Feliz de estar aqui, compartilhando isso com vocês”, afirma.
Com a grande experiência de já ter trilhado todo o caminho e chegado ao topo do Mundo, ele deu conselhos para a garotada que está surgindo agora nas ondas. “O processo é muito divertido, muito legal. Hoje com o terceiro título conquistado eu vejo que tudo valeu a pena, tudo que eu passei. Todas as vitórias, todas as derrotas, porque quando a gente é amador, a gente sofre. Quando a gente é amador a gente não gosta de perder, a gente gosta de ganhar. E a vida não é bem assim né?”, explica.
“Aprendi bastante e, por isso, consegui chegar aonde eu cheguei. E uma dica: a molecada tem de continuar surfando com essa paixão, curtir cada onda, cada manobra dentro da água, se divertir e as coisas fluem, acontecem naturalmente”, reforçça, elogiando muito a piscina do Condomínio da Grama. “Essa piscina é muito divertida, eu chamaria de Disneyland do surfe. Acho que quando eu era moleque a minha experiência com piscina de ondas era só no caderno, só desenhava essas ondas. E hoje a gente tem na nossa frente”, destaca.
Medina comparou a onda de tubo da Praia da Grama a Teahupoo, onde será disputado o surfe na próxima edição dos Jogos Olímpicos 2024. “Essa onda do tubo é muito divertida, já surfei aqui uma vez. Na verdade, me lembra um mini Teahupoo assim quando está pequeninho, perfeitinho, água clara, fica bem buraco. Essa parte é bem rasa. Teahupoo é a minha onda favorita no Circuito”, define.
Ele também falou que gostou do formato do evento, que exiviu muito dos atletas. “Ele tem quatro chances de fazer uma boa onda, então isso dá muita confiança para poder ir lá e fazer o seu melhor. A molecada está com vontade, é muito legal ver isso porque me faz lembrar da minha época de criança. Não é que eu não tenha mais essa vontade, mas é uma vontade diferente. Eu lembro que a minha preocupação era passar o dia na praia brincando com os meus amigos. Essa é a sensação. Então é muito bom ver a molecada se esforçando e puxando o nível”.
Gabriel chegou ao Brasil nessa semana. Antes ficou na Califórnia (EUA), curtindo férias com a esposa Yasmin Brunet. “Quis aproveitar um pouco mais as ondas de lá, curtir com a minha mulher e ficar um pouco naquele ambiente, esperar a poeira abaixar um pouco. E cheguei em casa faz dois dias, ainda estou no fuso, hoje nem dormi direito”, conta.
O Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama contou com cinco categorias. Na quarta-feira, foram três categorias, que definiram os primeiros campeões. Na masculina Sub 12, Pablo Gabriel (RJ) faturou o bicampeonato do evento; na masculina Sub 14, deu Matheus Neves (SP). Já na feminina Sub 16, Bela Nalu foi a primeira menina campeã.
O idealizador e organizador do primeiro evento voltou a comemorar o sucesso do segundo dia. “O que podemos dizer: foi histórico, ficará marcado e hoje ainda foi coroado com a presença do Gabriel Medina. Foi show de surfe, ondas perfeitas, um ambiente maravilhoso”, vibra o gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez.
Vale lembrar que devido à pandemia, as eliminatórias para a grande final foram realizadas no formato virtual. Os atletas enviavam ondas gravadas em praias brasileiras que eram julgadas durante uma transmissão ao vivo. Foram seis sábados seguidos de disputas, classificando os 40 melhores nomes da nova geração brasileira.
A grande final do Rip Curl Grom Search foi apresentada por Praia da Grama, com patrocínios da Citroën, GoPro e Brazinco. Apoio: Meu Dome, Isotônico Jungle, Ibellis Burguer, Jandaia Cadernos, Lojas Ophicina, Hotel Intercity Vinhedo e NetTurbo. Divulgação da FMA Notícias, cobertura on-line do site Waves.com.br e do Canal Sportv. Realização da Rip Curl em parceria com a Swell Eventos.
Resultados
Categoria Sub 16 masculina
1 Ryan Kainalo (SP) – 18,35
2 Samuel Joquinha (RN) – 17,25
3 Gabriel Klaussner (SP) – 16,00
4 Noah Machado (SC) – 15,45
Categoria Sub 14 feminina
1 Bela Nalu (SC) – 16,00
2 Alexia Monteiro (SC) – 10,90
3 Gabriely Vasque (PR – 10,75
4 Luara Mandelli (PR) – 10,05