O Brasil já está garantido na final do MEO Rip Curl Pro Portugal, a penúltima etapa do circuito 2019 da elite do surfe mundial. Italo Ferreira chegou perto da nota máxima na vitória sobre o australiano Jack Freestone, e Caio Ibelli derrotou Peterson Crisanto no duelo verde e amarelo das quartas de finais.
Italo competiu na última bateria das quartas e deu espetáculo. Com aéreos impressionantes de backside ele conquistou as notas excelentes 9.57 e 8.83 e bateu o aussie Jack Freestone, que também surfou muito bem e que foi eliminado com a segunda a maior média de toda a fase masculina. O placar final foi 18.40 a 16.87.
Na semi Italo vai enfrentar Caio Ibelli, que superou Peterson Crisanto na terceira bateria das quartas. Caio começou forte com tubos e manobras e complicou o caminho de Peterson, que botou pra dentro algumas vez, mas no que completou, já no fim da disputa, não conquistou os 7.86 pontos que precisava para superar seu conterrâneo. Com a derrota Peterson finalizou o MEO Rip Curl Pro Portugal na quinta posição, seu melhor resultado no circuito da elite.
O outro brasileiro que competiu no dia foi Filipe Toledo, que acabou superado pelo japonês Kanoa Igarashi.
Quartas de finais
1 Jordy Smith (AFR) 13.40 x 10.97 Kolohe Andino (EUA)
2 Kanoa Igarashi (JAP) 15.24 x 12.26 Filipe Toledo (BRA)
3 Caio Ibelli (BRA) 12.86 x 11.83 Peterson Crisanto (BRA)
4 Italo Ferreira (BRA) 18.40 x 16.87 Jack Freestone (AUS)
Semifinal
1 Jordy Smith (AFR) x Kanoa Igarashi (JAP)
2 Caio Ibelli (BRA) x Italo Ferreira (BRA)
Confira a transmissão ao vivo aqui no Waves.