O MEO Rip Curl Pro Portugal teve início nesta quinta-feira (17/10), Peniche, Portugal.
Em ondas de 1 metro e formação irregular no pico de Supertubos, os principais candidatos ao título mundial não decepcionaram e estão classificados à terceira fase da prova.
Atual líder do ranking, Gabriel Medina registrou o maior somatório do dia até o momento, 14.67 pontos, no duelo com o francês Joan Duru e o convidado português Miguel Blanco.
Medina demorou um pouco a entrar em sintonia com as difíceis condições do mar, mas passou a ditar o ritmo depois de acertar um aéreo rodando de backside avaliado em 8.17. Logo na onda, seguinte, o brasileiro deixou os adversários precisando de uma combinação de notas ao obter 6.50.
O vice-líder do ranking também fez a sua a parte. Mesmo sentindo fortes dores, Filipe Toledo abriu a bateria com nota 7.17 e carimbou a vitória com 4.53 em sua segunda melhor onda, deixando para trás o convidado português Vasco Ribeiro e o havaiano Ezekiel Lau.
Também se adiantaram ao round 3 Willian Cardoso, Yago Dora, Italo Ferreira e Caio Ibelli.
Willian abriu o dia totalizando 10.60 pontos para bater o californiano naturalizado japonês Kanoa Igarashi e o neozelandês Ricardo Christie.
Na terceira bateria, Yago mandou 6.33 e 7.23 para comandar a dobradinha com Italo, autor de 7.17 e 5.20. Pior para o português Frederico Morais, terceiro colocado.
Em seguida, Caio Ibelli não deu mole aos adversários e bateu o sul-africano Jordy Smith e o convidado californiano Crosby Colapinto.
Os confrontos pendentes da primeira fase contam com cinco brasileiros. Entram em ação Jadson André, Deivid Silva, Jessé Mendes, Peterson Crisanto e Michael Rodrigues.