Surfland Big Waves Brasil

Ciclone liga o alerta

Formação de ciclone no Sul do Brasil movimenta big riders e liga o alerta para a transmissão ao vivo do Prêmio Surfland Big Waves Brasil.

0
Luiz Henrique em ação no big swell de fevereiro na Praia do Silveira, Garopaba (SC).

Com patrocínio da cervejaria Dado Bier, o Prêmio Surfland Big Waves Brasil / Mormaii vai oferecer transmissão ao vivo de duas grandes ondulações pelo litoral brasileiro dentro da janela de espera do evento. Na ocasião, provavelmente serão registradas imagens que vão concorrer à premiação da temporada 2020/21.

E há previsão da chegada de um big swell no litoral Sul do País nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), juntamente com um forte ciclone. Especialistas ouvidos pela organização de prova ainda debatem algumas questões peculiares desta previsão, já que alguns modelos meteorológicos não estão conseguindo fazer a leitura adequada do swell devido a sua grande intensidade.

Também há a possibilidade de este ciclone virar um furacão, muito parecido com o Furacão Catarina de 2004. As previsões ainda indicam que este ciclone está se deslocando em direção ao continente. Alguns big riders parceiros do evento estão ajudando a monitorar o swell para uma possível chamada da transmissão ao vivo.

“A previsão está muito estranha. Ainda não tem como ter uma definição. Normalmente os ciclones vêm com vento, mas a previsão não indica isso, e até os meteorologistas estão confusos. O gráfico está batendo grande, mas é um ciclone, e normalmente a previsão dos ciclones podem mudar em instantes e o swell pode sumir. Vamos fazer uma chamada com cautela, e se não rolar a transmissão nesse, faremos no próximo. A questão da chuva deve ser analisada também”, avalia Thiago Jacaré.

“Este swell de Leste é mais raro, as grandes ondulações normalmente entram de Sul. Essa está com muito bom tamanho. Teremos muitas outras oportunidades de ondulações de Sul ao longo do ano, e essa é uma das poucas de Leste. Faz dois ou três anos que eu não vejo uma previsão de Leste deste porte. Temos muito boas ondas com essa direção em Santa Catarina”, diz o veterano Saulo Lyra.

Já o pessoal da Swell Eventos e Dado Bier, que organizam a transmissão, estão a postos para proporcionar um show de surfe aos internautas.

“Estamos prontos para produzir as duas transmissões oferecidas pela cervejaria Dado Bier, independente de qual praia for. Algumas possuem uma logística um pouco mais difícil, mas com a nossa experiência tiramos de letra! Estamos também com protocolos de segurança, EPIs, orientação sanitária e consciência do que precisamos fazer para realizar este trabalho no mais alto padrão de segurança contra a Covid-19”, avisa Fred Leite, proprietário da Swell Eventos.

Caso seja confirmada a transmissão ao vivo, a organização não divulgará o local, com o objetivo de evitar qualquer tipo de aglomeração. “Apenas divulgaremos o link para as pessoas assistirem o show de big surf do conforto e da segurança de seus lares”, complementa Reinaldo Jaeger, gestor do evento.

A transmissão será oferecida pela cervejaria DadoBier e realizada na página do YouTube da empresa e aqui no Waves. Para saber mais, acesse o site oficial do evento.

O Prêmio Surfland Big Waves Brasil distribuirá R$ 30 mil em dinheiro, além de produtos e serviços, para as melhores ondas surfadas na remada (dentro do território catarinense) nas categorias: Maior Onda Dropada (foto) e Melhor Performance em Onda Grande (vídeo). A disputa acontece no formato interativo e a janela de espera vai até o dia 18 de junho de 2021.

A apresentação é da Mormaii. Co-patrocínio: Cervejaria Dado Bier. Apoio: Banco Remessa On Line, Apneia Surf Brasil, Hennek Surfboards, Session Store, Cigana’s House, Baiuka Pousada e Restaurante, Açaí Barbacuá; Site Waves, Index Krown, Protetor Solar Sun Tech e Advogada Flavia Correa Vieira. Realização: Big Waves Brasil (BWB) e Swell Eventos. Toda a competição é homologada e supervisionada pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), que também fará parte da Banca Julgadora.