Após o término da janela de competição e da postagem das imagens no sistema, deram-se início aos processos de seleção/correção técnica, retorno de diligências solicitadas por atletas e o prazo de votação das bancas julgadoras.
As bancas tiveram o prazo de 10 dias para avaliarem e julgarem as imagens concorrentes. Este prazo encerrou-se nesta segunda-feira (12). Agora temos as 14 imagens indicadas em cada categoria.
O voto popular realizado no site oficial do evento determinou a escolha das outras 2 fotos de cada categoria para compor as Finalistas Top 16.
Bancas julgadoras
Optamos por elaborar um sistema de julgamento o mais socialmente diversificado, contendo atletas, árbitros, cientista e a participação popular. Desta maneira, contamos com os mais variados pontos de vistas e interpretações possíveis no julgamento, deixando-o o mais democrático possível.
Para cada categoria foi escolhida uma banca julgadora específica, sendo que para a de Maior Onda Dropada (em foto) foi escolhido um júri mais técnico e para a categoria Melhor Performance em Onda Grande (em vídeo) uma mais subjetiva.
Para a categoria Maior Onda Dropada (em foto) estamos valorizando mais os dados científicos do oceanógrafo e o julgamento de um dos mais experientes árbitros brasileiros. Os currículos de Douglas Nemes e Jordão Bailo Júnior, que constam no regulamento oficial da competição, justificam esta decisão.
Nota-se que a banca julgadora da categoria Melhor Performance em Onda Grande (em vídeo) é formada mais por atletas, sem a presença do oceanógrafo Douglas Nemes e com apenas voto de peso dobrado do árbitro Jordão Bailo Júnior e do público. Isto se deve porque esta banca julga mais o desempenho do atleta do que propriamente o tamanho da onda.
Voto popular
Durante os 12 meses da janela de competição, as imagens recebidas foram disponibilizadas no site para a votação do público, que escolheu 2 imagens de cada categoria para unirem-se às 14 fotos eleitas pelas bancas, e constituírem-se assim as finalistas Top 16. Conheça estas duas imagens de cada categoria na galeria que abre a matéria.
Próxima etapa
As 16 imagens escolhidas em cada categoria avançaram à fase final Top 16. Estas imagens serão avaliadas e pontuadas com notas de 0 a 10 e serão organizadas em forma de ranking.
O voto popular também se fará presente nesta fase final, com uma eliminatória mata-mata no Instagram da @bigwavesbrasil, pela disputa por pontos a se somarem com as notas geradas pelos outros membros do júri.
Acompanhe diariamente os stories do Instagram, pois em breve começará a nova fase do maior prêmio do surfe brasileiro de ondas gigantes em 2020/21!
O Prêmio
O Prêmio Surfland Big Waves Brasil / Mormaii distribuirá 30 mil reais em dinheiro e produtos/serviços, premiando duas categorias dentro do território catarinense na janela de 18 de junho de 2020 e 18 de junho de 2021: Maior Onda Dropada (em foto) e Melhor Performance em Onda Grande (em vídeo).
Maiores informações poderão ser encontradas no Regulamento Oficial da competição, que está aqui.
O Prêmio é patrocinado pela Surfland Brasil e apresentado pela Mormaii, com copatrocínio da Cervejaria Dado Bier, que está oferecendo duas transmissões ao vivo. Apoiam o Desafio: Banco CouldBreak; Apneia Surf Brasil; Hennek Surfboards; Session Store; Cigana’s House; Baiuka Pousada e Restaurante; Açaí Barbacuá; Site Waves; Index Krown; Protetor Solar Sun Tech; Advogada Flavia Correa Vieira.
A realização fica por conta da Big Waves Brasil (BWB) e da Swell Eventos. Toda a competição é homologada e supervisionada pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF), que também fará parte da Banca Julgadora.