Localizado em Torquay, Victoria, o Australian National Surfing Museum é sempre citado como um dos maiores museus de surfe e cultura do mundo. Ele mostra a contribuição significativa da Austrália para o desenvolvimento do surfe em todo o mundo.
Através de exposições permanentes, uma extraordinária coleção de fotos, pranchas, equipamentos e outros importantes artefatos de surfe, o museu comemora a fantástica herança do esporte na Austrália e a rica cultura de praia que se desenvolveu na ilha-continente.
Para quem surfa é realmente uma experiência inesquecível. Originalmente concebida pelos surfistas pioneiros de Torquay, Peter Troy, Vic Tantau e Alan Reid, o museu é um lugar onde se pode experimentar o “feeling” do surfe e se maravilhar com as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.
Inaugurado em dezembro de 1993, o ANSM foi rapidamente reconhecido pela Association of Surfing Professionals (a WSL da época) como um dos mais importantes centros do patrimônio de surfe mundial. A coleção de pranchas é invejável.
Ali estão as primeiras pranchas de madeira, replicadas a partir da prancha que Duke Kahanamoku fez em sua primeira visita ao país, em 1915, inserindo o surfe no cardápio de um povo que já tinha uma estreita relação com o mar.
A Thruster (triquilha) original, criada por Simon Anderson, está exposta lá, assim como tantas outras pranchas que nos remetem a momentos históricos.
Pois é, há muito que conhecer na área além das ondas de Bells…