Leilão nos EUA

Relíquias salgadas

Pranchas raras e históricas vão a leilão na Califórnia (EUA).

0

Um leilão promovido pela The Boardroom International Surfboard Show reúne uma coleção bem interessante de pranchas, incluindo antigas pranchas de madeira do começo do surfe moderno no Havaí.

Mas também há pranchas mais modernas, tipo algumas fishes de Steve Lis, monoquilhas clássicas de shapers clássicos e modernas colecionáveis, como uma das pranchas que John John Florence usou para se tornar bicampeão mundial. Ou seja, tem pranchas, posters e fotos para todos os gostos, de 1930 até hoje.

A coleção poderá ser vista por lá, no Exhibition Hall at the Del Mar Farigrounds, até o dia dia 5 de maio. Mas, o que chama a atenção é o crescente mercado que isso tudo gera. Algumas pranchas têm preço de venda estimado no leilão entre 15 e 20 mil dólares.

Algumas delas estavam escondidas nas profundezas de algum porão. Ou seja, não jogue sua prancha velha fora. Talvez, daqui um tempo, ela passe a valer mais do que o preço que você pagou por ela. Veja alguns exemplos.

A semi-gun 10’6” shapeada por Pat Curren, em madeira balsa, em 1994, faz parte do lote de cinco feitas para Steve Pezman and Bob Beadle como resultado de um projeto do The Surfer’s Journal.

O valor pode atingir 20 mil dólares, assim como a Elephant Gun de 10’, também de Pat, feita numa época em que Greg Noll e Hobie Alter faziam muitas pranchas, enquanto Pat preferia surfar mais do que shapear. Resumindo, ela já era rara naquela época.

Já uma das Pyzel de John John, usada em sua campanha para o bi mundial, com todos os adesivos e logos originais, restaurada e assinada, entra em jogo valendo de 1 a 2 mil dólares.

No Brasil já há alguns colecionadores e esse mercado promete crescer. Só depende do tempo.