Ligar um produto a um nome de peso como a Tesla pode nos dar a impressão de que há algo interessante sendo gestado por trás disso. Novos materiais, forma de construção inovadora, design além do óbvio. Pois é, até agora não deu para ver nada diferente, além do visual personalizado da tal prancha.
Já vimos outras ações de grandes marcas de fabricantes de carros conectando seus nomes a pranchas de surfe, assim como fazem com outros tantos produtos que não tem ligação direta com o que essas marcas fabricam. O que vale nessas ações é dar valor ao design ligando a marca ou seu “lifestyle” ao surfe. Nem sempre entendo o porquê.
Pode ser uma grande ideia utilizar de maneira criativa sobras de materiais e/ou ideias de um produto de sucesso para fazer outro, mas, normalmente, o que sai disso tudo não passa muito dos horizontes do marketing.
A Tesla descreveu assim seu novo produto: “Projetado pela Tesla Design Studio em colaboração com Lost Surfboards e Matt ‘Mayhem’ Biolos, shaper de pranchas de surfe para os atletas do World Surf League Championship. A Edição Limitada da Testa Surfboard (apenas duzentas pranchas, por encomenda) apresenta uma mistura dos mesmos acabamentos fosco e brilhante de alta qualidade usados em todos os nossos carros. O deck é reforçado com a leve fibra de carbono ‘Black Dart’, inspirada nos interiores dos nossos carros e com logotipos tonais em um contraste sutil”.
Ok. Até agora ninguém está prometendo uma prancha melhor do que as outras, ou mais durável, mais ecologicamente correta ou mais barata. Talvez seja apenas outra maneira da Tesla fixar sua marca no mercado de veículos não poluentes.
No fim das contas pode até ser que essas pranchas funcionem bem. Mas, fora o fato de serem colecionáveis, não sei até onde vale os US$ 1,5 mil cobrados. Sei lá, vai ver penso assim só porque não tenho um Tesla onde essa prancha se encaixa e combina.
Tesla, Inc. Empresa automotiva norte americana, especializada em armazenamento de energia. Desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias.
Fundada em 2003, em San Carlos, Califórnia. Hoje é uma das dez empresas automotivas com maior valor no mercado. O nome é uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista que ajudou a mudar o mundo com a tal da eletricidade, Nikola Tesla.