O surfista peruano Tomy Dragich perdeu os sentidos no último sábado (29) depois de ser atingido na cabeça pela própria prancha em Sunset Beach, North Shore de Oahu, Havaí.
Em uma sessão com fortes ventos, Tomy acabou colidindo com a prancha e foi prontamente resgatado por big riders como os brasileiros Everaldo “Pato” Teixeira, Silvia Nabuco e Raquel Heckert, que também encaravam as ondas pesadas do pico.
“Pato, que estava descendo a mesma onda, viu o peruano vacando muito perto dele e não conseguiu continuar na onda. Logo após emergir, ele notou que o surfista estava inconsciente e o resgatou”, contou o waterman Ricardo Taveira, que reside no North Shore.
Também brasileiro, o fotógrafo Thiago Okazuka filmava a sessão de drone e alertou os salva-vidas, que correram em direção ao surfista e conseguiram reanimá-lo. Até chegar à areia, Tomy teve o auxílio de outros big riders como Silvia Nabuco e Raquel Heckert.
Ainda de acordo com Taveira, o surfista está hospitalizado e seu estado de saúde é crítico. Especialista em apneia, o brasileiro também alertou sobre a importância do colete de flutuação, que pode ter salvado a vida do peruano.
“Depois de perder a consciência, o surfista peruano ainda foi pego por outras duas ondas, mas Pato estava segurando ele o tempo todo. Se não fosse o colete, ele provavelmente o teria perdido. Sunset é uma onda muito forte, especialmente nos grandes dias como ontem”, disse Taveira.