Assim como em qualquer ambiente, é fundamental você saber como agir no mar. Aprenda em prol da segurança e também para não ser uma figura desagradável em um lugar público, onde a ideia é se divertir. Respeito é bom e todo mundo gosta. No mar não poderia ser diferente.
Nadarás com habilidade
Não tem jeito, pra surfar você precisa estar com a natação em dia e muito bem treinado. Apesar de usar um equipamento flutuante, eventualmente você pode deixar sua prancha escapar e ficar na roubada, se colocando em risco e colocando outros em risco.
Aprenderás com profissionais capacitados
Se você quer surfar de forma segura, é essencial se matricular numa escolinha. Gente experiente vai te ensinar não só os fundamentos para ficar em pé e manobrar, mas também a observar o mar, fazer leitura das ondas, das correntezas, como evitar as roubadas e conduta geral.
Se posicionarás corretamente
O bom posicionamento começa com a escolha de um pico compatível com sua experiência. Se você não estiver sozinho no mar, nunca reme em direção a um surfista na onda. Vá em direção à espuma, mesmo que isso signifique levar a bomba na cabeça. Na dúvida, fique parado para que o surfista possa desviar de você. Movimentos imprevisíveis ou na trajetória da manobra vão trazer problemas sérios aos envolvidos. É sua responsabilidade remar para o outside de forma consciente e manter distanciamento seguro de outros surfistas.
Respeitarás a prioridade
A pessoa melhor posicionada tem a prioridade, ou seja, aquela mais próxima do ponto onde a onda começa a quebrar (o “pico”). Jamais avance na onda de alguém, simples assim. É claro que surfistas mais experientes, com melhor leitura do mar, geralmente estarão melhor posicionados que um novato e pegarão mais ondas. Aprenda com os mais experientes e uma hora você chega lá.
Não serás ganancioso
Longboards são mais velozes na remada, e se você estiver bem treinado, chegará ao outside mais rápido que os outros surfistas. Seja razoável e deixe a vez para as outras pessoas. Mesmo tendo a prioridade, não queira ser a pessoa que pega todas as ondas, passe a vez.
Não perderás sua prancha
Há muitas razões para você não querer deixar a sua prancha à deriva. Uma das mais importantes é: pranchas desgovernadas podem machucar alguém seriamente. Use sempre a cordinha, esteja atento às outras pessoas no mar (surfistas ou não), e mantenha as quilhas voltadas para baixo.
Não roubarás a vez
Respeite as pessoas do line up. É muito chato você ir até o outside, onde há outros surfistas que chegaram antes de você, e atravessar quem já estava lá. Você não deve entrar na frente de alguém na fila do supermercado, e também não deve atravessar na frente de alguém que já remou um bocado pra chegar até lá.
Saberás se desculpar
Erros acontecem, e você pode acidentalmente atrapalhar alguém. Peça desculpas e aprenda com seu erro para não cometê-lo novamente. Comunique-se com os outros surfistas pra dizer em qual direção pretende ir.
Respeitarás as minas
Não faça pré-julgamentos da capacidade de uma mulher. Nem no surfe, nem na vida. O surfe não é uma atividade exclusivamente masculina, e garotas podem ser são tão dedicadas e interessadas no assunto quanto os homens. Não atrapalhe a onda de uma garota e não a assedie. Afinal de contas, já estamos no século XXI e o desrespeito com as mulheres já ficou no passado, certo?
Respeitarás o local
Na praia, não deixe nenhum tipo de resíduo. Se chegou de carro, estacione em locais adequados. Respeite os frequentadores da praia, observe a sinalização para não pisar em ninhos de tartarugas ou corais protegidos. Se o uso de protetor solar é proibido por questões ambientais, não use escondido. Há uma razão científica importante para isso.
Nas vilas e cidades, seja educado. Se visitar um local de cultura muito diferente, aprenda sobre os costumes da região, o vocabulário básico, como se comportar, o que vestir. Lembre-se: você é um forasteiro e essas pessoas te dão o privilégio de usufruir do universo delas.