Museu do Surfe de Santos

Jorge Paulo Lemann, o Arpoador

Um dos grandes empresários do Brasil, Jorge Paulo Lemann é cria da cultura de praia do Rio de Janeiro.

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Jorge Paulo Lemann (sunga preta), Irencyr Beltrão e Mucio Palma, no Arpoador, em 1959.

No dia 29 de abril, uma quinta-feira pela manhã, o mega empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann recebeu a equipe do Museu do Surfe de Santos para um bate-papo exclusivo numa plataforma digital. Dentre outros temas, ele nos contou um pouco sobre a sua trajetória no universo das ondas, principalmente na década de 1950. Confira a seguir um resumo da nossa conversa, que preparamos especialmente para os leitores do Waves, com os temas relacionados ao surfe.

Paulo Preguiça quando a diversão era pegar onda de joelho.

O brasileiro, filho de suíços, que vive em Genebra e continua fazendo história no mundo dos negócios, foi um dos pioneiros do surfe no país e um dos melhores tenistas de sua geração.

Jorge Paulo Lemann, o Jorge Americano, nasceu em 1939, ano em que a Segunda Guerra Mundial foi deflagrada. Ao final do maior conflito da história, a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, viveu um período de forte transformação cultural.

Visual do Arpoador no início dos anos 60.Arquivo Pessoal Wady Mansur
Visual do Arpoador no início dos anos 60.
Arduíno Colassanti e a clássica prancha Porta de Igreja.

O clima das praias cariocas era convidativo e os viajantes uma atração. Certa vez um piloto da PanAm desfilou com uma prancha importada sob os olhares encantados das pessoas.

O surfe era desconhecido e o mistério estava mesmo no fundo do oceano. A pesca submarina e o mergulho eram os passatempos preferidos dos locais. Foi nesse cenário de euforia e otimismo que Jorge Paulo, filho de pais suíços, passou a infância e a juventude.

Na década de 1950, a diversão na praia era pegar jacaré. Os garotos se lançavam sobre as ondas de peito ou com tabuinhas para surfar deitado. A ousadia era descer de joelhos sobre a prancha e o desafio era ver quem conseguia girar o corpo mais vezes numa mesma onda.

Foi num dia de ondas grandes que o Arpoador viu pela primeira vez um surfista pegar onda de pé. Era o Paulo Preguiça. Sua tábua, um pouco maior e sem quilha, foi apelidada de Porta de Igreja. Preguiça desceu reto, de braços abertos e pés juntos. Parecia o reflexo da imagem da estátua do Cristo Redentor deslizando sobre as águas do mar.

A vontade de surfar daquele jeito perseguiu os cariocas. Os amigos Jorge Lemann e Gilberto Laport começaram a ver filmes do Havaí, mas não tinham acesso às pranchas modernas. A inovação foi fazer uma curvatura no bico e aprender a ficar de pé. Nas mãos de Luís Bisão, as tábuas de compensado ganharam forma e quilha.

Registro clássico do berço do surfe no Rio de Janeiro.Tito Rosemberg
Registro clássico do berço do surfe no Rio de Janeiro.

Para entrar na onda só com pé de pato. O impulso era maior e dava pra pegar no lugar certo. As ondas seguiam sempre para a esquerda das pedras do Arpoador e o objetivo era chegar mais longe. A competição usava os prédios da orla como referência. Eventualmente os surfistas iam para a Praia do Diabo. Lemann, Laport, Paulo Bebiano e Arduíno se destacaram no surfe e tornaram-se os reis do Pontão do Arpoador. O lugar também tinha suas musas, como Iracema Etz, e as primeiras rainhas do surfe, Maria Helena, Fernanda Guerra e Heliana Oliveira.

Nos dias de ressaca eles iam para o meio de Copacabana, mas lá na praia famosa as ondas eram maiores, mais velozes e sempre quebravam sobre um banco de areia. Era uma luta pela sobrevivência. O risco e a imprevisibilidade do surfe iriam se mostrar promissores na futura carreira de Jorge Paulo Lemann.

O menino do Rio surfou dos 14 aos 18 anos. Tenista de competição, Jorge foi estudar no exterior e disputou grandes torneios internacionais. Quando voltou, o surfe já tinha avançado muito e as quedas na água foram ficando cada vez mais raras.

O sucesso no mundo dos negócios não afastou Jorge da paixão pelo mar. Afinal foi da vida livre e da cultura de praia que nasceu um dos mais notáveis empresários do Brasil e do mundo.