Mídia australiana relata que um homem de 44 anos foi atacado por um tubarão enquanto surfava em Lighthouse Beach, Port Macquarie, no estado de New South Wales, na manhã desta sexta-feira. Ele agora está em estado crítico no hospital Port Macquarie.
Vários surfistas ajudaram o homem a chegar à costa, alguns relatos afirmam que o tubarão continuou a assediar os surfistas enquanto transportavam o homem ferido para a costa.
De acordo com o noticiário, “o homem sofreu ferimentos graves nas pernas e foi tratado pelos paramédicos da ambulância de NSW antes de ser levado ao Hospital Port Macquarie em estado crítico”.
O ataque ocorre apesar de uma série de dispositivos de mitigação de ataques de tubarões terem sido implantados na área de Port Macquarie. Embora não existam redes contra tubarões, existem quinze estações que permitem que os tubarões sejam marcados e soltos, enquanto a escuta na área aciona um alerta para o aplicativo Shark Smart do governo estadual de New South Wales quando um tubarão marcado passa nadando.
Na semana passada, o debate sobre as redes contra tubarões circulou pela imprensa, com muitos especialistas sugerindo que eram ineficazes e cruéis – especialmente para a vida marinha que não era alvo. Apesar da oposição generalizada, o primeiro-ministro de NSW, Chris Minns, decidiu instalar redes contra tubarões em 51 praias, de Newcastle a Wollongong, para a temporada de verão.
Enquanto um surfista luta pela sua vida, continua a busca pela forma ou formas mais eficazes e ecologicamente sensíveis de prevenir um ataque de tubarão. Os surfistas aceitam que um incidente com um tubarão faz parte do risco, mas seria certamente bom saber que alguns grandes fundos e mentes brilhantes estão por fazer o seu melhor para elaborar uma estratégia. O governo australiano falar em investimentos entre AUS$ 268 milhões a AUS$ 368 milhões em submarinos para manter o litoral seguro.
Fonte Tracks Mag