Gold Coast

Brasileiro mostra a cobra

Morador da Gold Coast, baiano Higor Fiuza chama atenção por levar cobra de estimação para session de surfe e é investigado por autoridades ambientais da Austrália.

Shiva

Shiva

Gold Coast surfer catches waves with his pet snake | 9 News Australia

A Austrália é lar de alguns dos mais curiosos, raros e perigosos animais que existem no mundo. E quem mora lá ou vai visitar deve estar ciente de que, em algum momento, pode se deparar com alguma criatura que cumpra com pelo menos um desses três requisitos – principalmente quando se está mais próximo da natureza, como numa floresta, ou no mar.

Mas parece que nem sempre os encontros improváveis com animais na Austrália se dão por estarmos no habitat natural desses animais.

É o caso de Shiva, a cobra da espécie Morelia Bredli que pode ser encontrada nas ondas da Gold Coast. Mas, apesar desta espécie não-venenosa ser endêmica da Austrália, o único motivo para Shiva ser vista no mar é porque o seu dono, Higor Fiuza, gosta de levá-la para surfar.

Brasileiro de Salvador (BA), Fiuza mudou em 2012 para a Austrália em busca de estudo, trabalho e surfe. Hoje, chama a atenção nas ondas australianas, por deslizar sobre elas com uma cobra enrolada no pescoço.

Tanto chamou a atenção que acabou na TV, sendo entrevistado para falar sobre esta companheira improvável nas sessions. A situação pode ser estranha e até um pouco assustadora para alguns, mas Higor não só garante que não há nada a temer como também tem confiança de que Shiva se diverte no mar.

Folclore à parte, Fiuza está sob investigação das autoridades ambientais. Impactado com reverberação da notícia, ele excluiu a conta do Instagram, depois que imagens dele e de seu animal em Rainbow Bay foram compartilhadas online.

O fato é que nem todos concordam com a exibição do surfe na companhia de cobra. Tim Hudson, do Hudson Snake Catching Gold Coast e Hinterland, disse ao 7 News que estava preocupado com o “bem-estar” da cobra.

“As cobras são ectotérmicas, então, obviamente, isso pode causar muito estresse à cobra, estando naquela água fria e salgada”, disse ele à emissora.

“As cobras são muito frágeis em seu ambiente e na forma como interagem com ele. Levá-las ao mar frio e salgado definitivamente causaria ao animal uma quantidade considerável de estresse.”

O Departamento de Meio Ambiente e Ciência de Queensland disse ao news.com.au que iniciou uma investigação sobre os clipes, embora ainda não tenha determinado se alguma lei foi violada.

“O Serviço de Parques e Vida Selvagem de Queensland está ciente de relatos da mídia sobre uma pessoa supostamente levando uma cobra de estimação para passear em público”, disse um porta-voz do departamento.

Assista mais vídeos no canal 9 News Australia.

Fonte New York Post

Exit mobile version