Etapa mais antiga do Championship Tour, Bells Beach carrega uma grande tradição. E, dentre as coisas mais icônicas do evento, está o famoso troféu decorado com um sino, símbolo da etapa australiana.
Em 1987, com apenas 16 anos, Nick Wood fez história ao tornar-se o surfista mais jovem a conquistar o título de uma etapa do Championship Tour. No caminho para a vitória em Bells Beach, ele derrotou nomes como Tom Curren, Shaun Tomson e Barton Lynch.
Mas, de acordo com Rochelle Wood, irmã do ex-Top, o troféu da etapa está desaparecido. Rochelle explicou em um post do Facebook que, há cerca de dez anos, “Nicky” estava de mudança e deixou um monte de pertences – incluindo o troféu de Bells – na casa de um amigo.
Quando este amigo colocou os objetos em um local de aluguel de móveis em Newcastle, os pagamentos acabaram atrasados e os pertences vendidos em um leilão, incluindo o cobiçado troféu. Rochelle ainda relata que conversou com a casa de leilão, que confirmou a venda, mas que não pode dar detalhes de quem comprou o troféu.
“Se alguém sabe onde possa estar, o nome do cara que comprou ou quem está com o troféu, eu ficaria muito feliz em comprá-lo de volta pelo dobro do valor que foi pago”, postou Rochelle.
Embora o valor do troféu seja difícil de avaliar em dinheiro, seu valor simbólico representa muito. Cada vencedor do Rip Curl Pro Bells Beach recebe uma réplica feita à mão do grande troféu de latão que foi tocado por cada vencedor desde 1973. Essa tradição tornou o troféu o mais apreciado do circuito mundial.
“É uma parte da história da nossa família, minha mãe costumava tocar na hora do jantar como uma piada e todos nós sabíamos que o chá estava pronto”, escreveu Rochelle. “Eu adoraria recuperá-lo, só para poder devolvê-lo ao meu irmão”.
Grande nome do surfe australiano dos anos 1980, a carreira de Wood acabou encurtada, primeiro por lesão e depois por questões de saúde. Mas a sua vitória em Bells continua sendo uma das mais famosas do circuito mundial e bastante celebrada pelos australianos.
Matéria originalmente publicada no site da World Surf League.