Há anos que os investigadores alertam os californianos que o aumento do nível do mar e as alterações climáticas têm o potencial de remodelar as praias em todo o estado. Um novo estudo pega esse aviso vago e o cristaliza em dados reais que podem mostrar quais áreas serão mais afetadas pela elevação do mar. Publicado na revista Shore & Beach, o artigo dos coautores Kiki Patsch e Dan R. Reineman, “Impactos do aumento do nível do mar no acesso costeiro” é uma coleção incrível de dados que realmente mostra quais partes da costa serão inundadas em vários níveis de aumento do nível do mar.
Não é uma abordagem alarmista sobre uma possibilidade distante. Dados geoespaciais reais sobre pontos de acesso à praia que serão incluídos. No passado, discutimos como as ondas surfáveis em todo o estado mudarão conforme o nível do mar.
Este estudo, no entanto, mostra como o próprio acesso à praia será ameaçado e é um conjunto de dados organizados com um mapa que você pode consultar para ver especificamente quais pequenos pedaços de terra ficarão submersos.
Basicamente, a nível estadual, com cada metro de aumento do nível do mar, a Califórnia perde cerca de 100 pontos de acesso costeiros. Para contextualizar, pesquisadores estaduais sugerem que a Califórnia poderá ver quase 60 centímetros de aumento no nível do mar até 2100. Isso significa que quase dois terços das praias do sul da Califórnia serão completamente erodidas sem investimentos pesados em projetos de infraestrutura massivos que podem não funcionar de qualquer maneira, ou simplesmente nunca ser aprovado.
O aumento de vários metros do nível do mar coloca em perigo não apenas o acesso à praia, mas também os aeroportos baixos em São Francisco e Oakland, e quase 200.000 casas em todo o estado.
“Esses resultados destacam que não apenas as praias da Califórnia são altamente suscetíveis ao aumento do nível do mar, mas nossa capacidade de visitar e desfrutar das praias também está em risco”, disse Reineman à Surfer.
“Perder 100 oportunidades de acesso à praia com cada metro de aumento do nível do mar deveria dar façamos uma pausa para refletir sobre como iremos gerir a nossa costa agora e no futuro – como e para quem”, finaliza.
Tenha em mente que este não é o tipo de estudo que termina com uma linha sobre como a redução das emissões de carbono pode resolver isso. A subida do nível do mar já está acontecendo e não pode ser interrompida. Mesmo a eliminação total das emissões de carbono hoje não impediria a subida do nível do mar nas próximas décadas. Estudos como este são cruciais para os decisores das comunidades costeiras e para as pessoas que nelas vivem à medida que planeiam o futuro.
Enquanto isso, não se surpreenda se a cada ano a praia se aproximar um pouco mais das escadas enquanto você desce correndo para surfar pela manhã. E pense em como você deseja que sua comunidade se adapte para garantir que o acesso seja preservado, mesmo que as ondas certamente sejam diferentes.
Fonte Surfer