A revista Surfer publicou no último dia 29 de setembro uma matéria onde revela que após dois anos de desenvolvimento, foram divulgados os resultados oficiais do programa piloto da The Ocean Cleanup no Ballona Creek, localizado em Santa Mônica, Los Angeles (EUA).
O projeto, que foi executado em conjunto com o Los Angeles County Public Works, retirou 248.648 mil libras (equivalente a 124 mil toneladas) de lixo da entrada na Baía de Santa Monica. Das toneladas de lixo capturadas, 2.738 libras (1,24 toneladas) foram consideradas recicláveis (equivalente a aproximadamente 59 mil garrafas de água).
“Esta parceria com o Condado de Los Angeles foi um sucesso monumental e serve como um modelo de como outras agências governamentais podem fazer parceria conosco para construir as soluções necessárias para manter rios e oceanos limpos ao redor do mundo”, diz Marco Piët, diretor do The Ocean Cleanup em um comunicado à imprensa.
O equipamento, Interceptor 007 da Ocean Cleanup, que é movido a energia solar, funciona sentando-se na superfície da água, capturando e coletando resíduos enquanto flutua rio abaixo em direção ao oceano. Enquanto estava em serviço, a área de Los Angeles experimentou mais de 50 mm de chuva, provando a capacidade da tecnologia de funcionar excepcionalmente bem em condições de tempestade.
O Interceptor foi lançado em Ballona Creek em outubro de 2022 e agora, depois de 24 meses, está claro que ele teve um impacto importante em manter as praias de Los Angeles mais limpas. Ballona foi originalmente selecionada por causa da poluição, indo do interior para o ambiente costeiro, notavelmente ao redor de Venice, Playa Del Rey, Santa Monica, Will Rogers, Dockweiler e El Segundo.
Em seguida, o Interceptor 007 será removido do riacho e passará por manutenção e atualizações. Os planos atuais são para tê-lo instalado a tempo para a próxima temporada de tempestades no sul da Califórnia. E o futuro parece promissor para a solução inovadora.
“Estamos ansiosos para que o Interceptor 007 retorne após receber suas atualizações”, diz Gary Jones, diretor de Los Angeles County Beaches and Harbors. “A coleta resulta em um porto mais limpo em Marina del Rey e menos detritos nas praias do que teríamos visto de outra forma, especialmente durante a temporada de tempestades de inverno.”
“Estou ansioso para apresentar uma moção ao Conselho de Supervisores na reunião de 8 de outubro para transformar oficialmente este programa piloto em uma solução de longo prazo”, conta a supervisora do condado de Los Angeles, Holly J. Mitchell.
A Ocean Cleanup, organização sediada na Holanda, tem outros projetos em andamento ao redor do mundo, incluindo outros cursos de água poluentes e, o mais famoso, a Grande Mancha de Lixo do Pacífico (acúmulo de resíduos plásticos de 1,6 milhão de quilômetros quadrados e cerca de 80 mil toneladas).
Quanto às praias de Los Angeles, as condições de El Niño de 2023/24 já ficaram para trás. As condições de La Niña, que são tipicamente mais frias e secas, são previstas para o inverno que se aproxima. Parece que está estável no sul da Califórnia há semanas, mas esse é outro problema completamente diferente.
Fonte Surfer