Depois de uma semana de crowd em alguns lugares da Califórnia (EUA), duas icônicas surf cities decidiram fechar suas praias para a prática do esporte dos reis: San Clemente e Santa Cruz.
Em San Clemente, mesmo com os estacionamentos fechados pela prefeitura local, o crowd compareceu em peso nesta semana. Assim, autoridades locais baniram o surfe temporariamente em locais como San Onofre, Lowers, Uppers, Middles, Cottons, T-Street e o Píer de San Clemente.
“De fato, essas praias receberam visitantes vindos de outro condados”, diz o comunicado enviado pela California State Parks, que cuida das praias do estado. “Esse tipo de viagem é altamente desencorajada durante a pandemia de Covid-19. Durante estes tempos difíceis, é preciso proteger pessoas, famílias, comunidades e aqueles que estão na linha de frente do combate ao vírus. Agora não é hora de fazer longas viagens para surfar, completa.
Já na gelada Santa Cruz, ao norte do estado, a prefeitura anunciou o fechamento de todas as praias a partir das 23:59 desta quarta-feira (8). Isso também significa não surfar, apesar de relatos locais dizerem que o surfe só será proibido a partir do dia 16 abril. Apesar das dúvidas, infratores estão sujeitos a detenção e multa de US$ 1.000.
“Enquanto a grande maioria dos residentes do condado de Santa Cruz está seguindo as instruções dos agentes de saúde do condado, infelizmente alguns visitantes e membros da comunidade estão tratando essa crise extraordinária como um feriado. Estamos em um momento crítico em nossos esforços para reduzir os impactos da Covid-19 e precisamos garantir que estamos fazendo tudo o que podemos para impedir a propagação desta doença”, diz o comunicado local.
Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, as praias de Los Angeles já estavam totalmente fechadas desde o dia 27 de março. A Califórnia é um dos estados mais atingidos pela doença, com 15.865 casos e 374 mortes confirmadas até esta quarta-feira (8).