Uma notícia falsa foi plantada em praias da região oeste de Santa Cruz, Califórnia (EUA), com o objetivo de desencorajar pessoas de fora da cidade a surfarem nas praias locais durante a pandemia de Covid-19.
Na última semana, a prefeitura voltou a liberar a prática do esporte na cidade, enquanto que em outros locais da Califórnia o surfe ainda continua proibido.
Nesta semana, um cartaz supostamente assinado pela departamento de saúde local, apareceu na entrada de algumas praias de Santa Cruz com o recado de que surfistas de fora não poderiam pegar ondas na cidade.
“Devido ao Covid-19, todos os surfistas sem o endereço de Santa Cruz em suas placas estão proibidos de surfar no condado”, diz o cartaz. “Carros estacionados nos arredores dos picos de surfe de Santa Cruz, sem placa da Califórnia, estão sujeitos à multa” completa.
Em depoimento ao site The Inertia, o porta-voz do condado de Santa Cruz Jason Hoppin disse que o documento foi forjado. “Esse é o nosso papel timbrado, mas eles são falsos”, esclareceu.