Los Angeles, Califórnia (EUA), enfrenta uma crise sem precedentes com incêndios florestais devastando a região. Mais de 45 milhas quadradas (72,4 km²) foram consumidas pelas chamas, resultando em milhares de desabrigados, mortos e uma ordem de evacuação para mais de 360 mil pessoas. O bairro de Palisades, um dos mais atingidos, teve grande parte de sua área destruída, de acordo com a revista Stab.
A seca prolongada que atingiu Los Angeles desde abril, com menos de 12 mm de chuva, combinada com os ventos de Santa Ana, os mais fortes em 15 anos, criou as condições ideais para os devastadores incêndios. A vegetação extremamente seca foi rapidamente consumida pelas chamas impulsionadas pelos fortes ventos, resultando em uma “tempestade perfeita”.
Ainda segundo a Stab, a Califórnia não está medindo esforços. O estado já mobilizou 47 mil bombeiros, seis aviões-tanque, 31 helicópteros e mais de mil caminhões de bombeiros.
Malibu está recebendo um reforço significativo no combate a incêndios graças às Brigadas Comunitárias, iniciativa do surfista e shaper Keegan Gibbs. Após a experiência traumática do incêndio de Woolsey em 2018, Gibbs uniu forças com os vizinhos e o Corpo de Bombeiros local para criar grupos de civis treinados e equipados para auxiliar os bombeiros profissionais durante emergências.
As Brigadas Comunitárias funcionam como um ‘vizinho vigilante’ contra incêndios florestais. Cada bairro forma uma equipe de civis treinados e equipados pelo Corpo de Bombeiros para proteger suas ruas. Essa iniciativa não só minimiza os danos às casas, mas também libera os bombeiros para atender outras áreas com maior necessidade.
“O incêndio de Woolsey em 2018 foi tão devastador que Keegan Gibbs decidiu se reunir com os moradores locais e formar as Brigadas Comunitárias”, diz Andrew Jacobson, amigo de Keegan e membro das Brigadas, à Stab.
“Seu objetivo é que, quando um desses incêndios horríveis ocorrer novamente, cada bairro tenha sua própria unidade pronta para ir e treinada para isso. Então, há duas noites, o fogo em Palisades destruiu tudo ao sul do Malibu Pier. Conseguimos ir com os bombeiros e ajudar a salvar a casa de um de nossos amigos. Temos mangueiras, grandes sacos d’água nos caminhões e equipamentos de proteção para poder ajudar, mesmo que seja apenas de uma pequena maneira. O objetivo real é ajudar e não atrapalhar os verdadeiros bombeiros”.
Ver essa foto no Instagram
“Não somos heróis. Somos amigos e vizinhos reformulando nossa relação com a presença inevitável de incêndios florestais. A maioria de nós foi impactada pelo incêndio de Woolsey e vários de nós perderam nossas casas. Foi aí que decidimos traçar uma linha na areia.
Esperamos que o programa Brigadas Comunitárias inspire nossos amigos e vizinhos a assumir seus riscos e ser um parceiro ativo na resolução dessa desafiadora relação com o fogo, juntos. O ‘paradigma do herói salvando a vítima’ apenas perpetua nossa recusa em reconhecer nossa decisão de viver em uma área propensa a incêndios.
Somos eternamente gratos ao Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles pela oportunidade de desempenhar um pequeno papel nessa resposta ao incêndio e de trabalhar sob sua liderança para ajudar a alcançar os objetivos do incidente. O profissionalismo e o incentivo que eles nos deram são inestimáveis e nos inspiraram a assumir a responsabilidade por nossos riscos.
Seja seu próprio herói. Esteja preparado, proteja sua casa e eduque-se sobre incêndios. Juntos, podemos ser líderes no oeste para mostrar como é uma comunidade verdadeiramente preparada e adaptada para incêndios florestais”, fala o perfil oficial das Brigadas Comunitárias no Instagram.
Fonte Stab