Depois de serem fechadas por duas semanas na tentativa de conter a disseminação do Covid-19, as autoridades de San Clemente, Califórnia (EUA), decidiram liberar a maioria das praias da cidade para atividades físicas como o surfe.
A medida foi anunciada logo após protestos locais e a criação de uma petição online assinada por cerca de 2.500 pessoas pedindo às autoridades locais que reabrissem as praias “pelo bem-estar físico e mental” da comunidade.
Segundo o vereador Chris Hamm, a reabertura das praias e trilhas costeiras será acompanhada de restrições. Uma data ainda não foi definida, mas os surfistas esperam que até o final desta semana os picos já estejam liberados. Já os estacionamentos permanecerão fechados.
A liberação ainda não inclui Trestles e outras ondas que estão sob jurisdição da California State Parks. Mas a cidade já trabalha em coordenação com a organização para abrir o acesso a estes picos também.
Salt Creek, Strands Beach e Capistrano Beach estão entre as praias que deverão estar liberadas até o final desta semana.