No mundo do surf de ondas grandes, a lição é clara: no mar, somos apenas convidados. Por mais preparo, prática, equipamento e coragem que tenhamos, a imprevisibilidade e força do oceano sempre nos lembram de nossa pequenez diante de sua vastidão.
No dia 22 de abril de 2022, durante um sewll já no final da temporada em Mavericks, a natureza mostrou mais uma vez sua força avassaladora. Um swell poderoso trouxe uma série particularmente agressiva, levando surfistas desavisados em direção às perigosas rochas. O piloto de jet ski Parker Guy, que participou do resgate, descreveu a situação como “um dos resgates mais caóticos” de sua carreira.
Durante o salseiro, vários surfistas perderam suas pranchas e muitos saíram feridos. Entre os atingidos estava o renomado big rider italiano Francisco Porcella, que refletiu: “Mavericks nos lembrou de quem é o chefe aqui”.
As imagens impactantes foram captadas pelo Mavericks Surf Awards, campeonato digital em que surfistas e videomakers submetem seus melhores momentos em Mavericks.
Fundado por Jeff Clark e Chris Cuvelier, o Mavericks Awards se define como “uma homenagem à coragem e bravura dos homens e mulheres que desafiam as ondas gigantes de Mavericks”. Esses incidentes servem como lembrete poderoso de que, apesar de todos os avanços e habilidades humanas, o mar continua a ser o verdadeiro soberano das águas.
Fonte The Inertia