O evento anual Surfscape em Huntington Beach, Califórnia (EUA) rolou na última semana, reunindo surfistas e entusiastas da indústria para dois dias de demonstrações de produtos e diversão na praia.
Mais de 6 mil pessoas estiveram no estacionamento à beira-mar para conferir as últimas ofertas de empresas de roupas de neoprene e pranchas, junto com marcas de roupas, fabricantes de equipamentos e até mesmo montadoras.
Organizado pela Associação dos Membros da Indústria do Surf (SIMA), o Surfscape forneceu uma amostra da atual indústria do surfe, apresentando novas marcas e as mais tradicionais. Nomes populares como AVVA, AIPA, Jetty, Vissla, Sisstr, Dakine, Hobie, Firewire, O’Neill, Rip Curl, FCS, Instinct e Stewart estavam presentes.
O diretor executivo da SIMA, Vipe Desai, identificou duas tendências otimistas para o futuro da indústria. “Uma coisa que se destacou foi a mistura gerações dos participantes”, observa. “Vimos pais surfistas de longa data apresentando o esporte para seus filhos, criando uma verdadeira conexão familiar através do surfe. A outra grande tendência foi a forte presença de meninas e mulheres jovens, animadas para ver produtos desenhados especificamente para elas. Esse crescente interesse reflete uma oportunidade de mercado significativa para a indústria”.
Com base no sucesso do Surfscape inaugural em 2023, o evento deste ano se expandiu para incluir mais marcas de indústrias relacionadas, com foco no mercado outdoor mais amplo. Embora as demonstrações de roupas de neoprene e pranchas tenham permanecido no centro do evento, os participantes também puderam ver palestras ao vivo, exibições de veículos, um programa de reciclagem de roupas de neoprene, workshops e até uma exibição de filme. Além disso, o layout foi reformulado, com a área da cerveja sendo realocada para mais perto da praia para uma experiência mais imersiva.
“Estar bem aqui perto da praia faz todo o sentido para o Surfscape”, diz Peter Townend. As condições climáticas favoráveis também contribuíram para a galera chegar em maior número, em relação ao ano passado, de acordo com Bobby Lockhart da Sanuk e Vissla. “O sol definitivamente ajudou a atrair uma multidão dessa vez”.
Ashley Stewart Leines, da Stewart Surfboards, que participou pela primeira vez do Surfscape, relatou resultados positivos. Sua linha recém-lançada de pranchas soft-top gerou interesse e a equipe gostou de interagir diretamente com os consumidores.
Olhando para o futuro, Desai vê o Surfscape como uma plataforma para lançar novas marcas e produtos, ao mesmo tempo em que reconhece a crescente conexão entre a cultura do surfe e os setores.
“Há algo especial na cultura do surfe”, enfatiza Desai. “Surfistas sabem disso, e mesmo aqueles fora da indústria são atraídos por ela. Nós, como indústria, precisamos abraçar isso e promover ativamente nossa cultura única para manter nossos clientes animados. O Surfscape demonstrou o entusiasmo de nossa base de consumidores, e é nossa responsabilidade manter esse entusiasmo para uma indústria forte e resiliente.”
Nas próximas semanas, a equipe do Surfscape e a diretoria da SIMA se reunirão para discutir o evento deste ano e começar a planejar o Surfscape 2025.
Fonte Shop-Eat-Surf