The Endless Summer

Clássico faz 60 anos

Dirigido por Bruce Brown, Endless Summer, filme icônico da história do surfe, comemora 60 anos do lançamento.

Bruce Brown - filmagens Endless Summer.

Bruce Brown - filmagens Endless Summer.

Cartaz clássico do filme Endless Summer.Reprodução.
Cartaz clássico do filme Endless Summer.

No cenário cinematográfico de 2024, uma obra-prima excepcional completa seis décadas, marcando não apenas um aniversário, mas um marco na produção de filmes de surfe. The Endless Summer, concebido pelo visionário cineasta Bruce Brown, continua a ser uma referência no surfe, deixando um legado que resiste ao teste do tempo.

Em janeiro de 1964, Brown e seu amigo e parceiro na produção, R. Paul Allen, ambos surfistas emblemáticos do sul da Califórnia, desembarcaram em na cidade de Wichita (cidade no Kansas), com a então novidade The Endless Summer.

 

O livro de divulgação para imprensa ou Press Kit nos dias atuais, do filme Endless Summer.Reprodução.
O livro de divulgação para imprensa ou Press Kit nos dias atuais, do filme Endless Summer.

Registros dão conta que o modesto Sunset Theater viu suas lotações esgotadas. Logo em seguida, Brown partiu para Nova York, onde alugou um teatro, e durante 48 semanas consecutivas, o filme continuou a lotar. Assim nascia a lenda, que em janeiro assinala o 60º aniversário do lançamento que transformou o surfe.

 

Desde sua estreia em festivais de cinema em 1964, seguida pelo lançamento amplo em 1966, o filme não apenas encantou os amantes do surfe, mas também estabeleceu um padrão para apresentar o esporte a uma audiência mais ampla, leia-se simpatizantes. The Endless Summer foi um estrondoso sucesso, quebrando recordes.

 

Cartaz clássico do filme Endless Summer.Reprodução.
Cartaz clássico do filme Endless Summer.

Enquanto Brown poderia ter seguido para Hollywood e capitalizado sobre o sucesso, ele permaneceu fiel a seus princípios, continuando a surfar, pilotar motocicletas, pescar e viver uma vida tranquila. Na época de seu lançamento, a revista New Yorker o descreveu como “um documentário brilhante, expressando perfeitamente o espírito do surfe. Ótima música de fundo. Ótimo filme.”

 

Seja você um apaixonado pelo surfe ou um mero apreciador de cinema, é praticamente impossível não ter se deparado com alguma imagem relacionada a essa produção icônica. Parabéns a Bruce Brown, um visionário que moldou não apenas um filme, mas a própria essência do surfe.

 

(abaixo trailer sobre o  documentário Birth Of The Endless Summer sobre o aniversário do filme)

Brown faleceu em sua casa nas colinas de Santa Barbara em 2017. Seu filho, Dana, continua a produzir filmes e a inspirar pessoas com a magia do surfe e do oceano.

Fonte Surfer

Exit mobile version