A indonésia voltou a abrir fronteiras para os surfistas amantes de ondas perfeitas. O sonho é possível para quem encara os protocolos exigidos e tem a disponibilidade de tempo e recursos.
A baixa nos números de contaminação e mortes, além da preocupação com a retomada da economia do setor turístico e de serviços, principalmente em Bali, foram a razão da decisão oficial colocada a público hoje (15).
Mesmo assim, o governo local continua a tentar diminuir as infecções. Há diversos protocolos e algumas limitações nos horários e na forma de funcionamento de algumas atividades. Um aplicativo é usado para comprovar a vacinação das pessoas que se locomovem por locais públicos como shoppings, aeroportos e outros lugares de aglomeração.
O chamado Business Visa volta a ser a opção para quem decidir ir, acompanhado de certificado digital com o código QR de vacinação completa contra o coronavírus, teste PCR negativo até 72 horas antes da chegada, seguro de saúde e quarentena de 8 dias em Jakarta. O visto é válido por 2 meses.
Realmente esta viagem se tornou uma verdadeira missão, mas a recompensa é desfrutar ondas vazias e perfeitas. Em alguns lugares como as Mentawais, parece que voltamos no tempo. Line ups vazios e com uma energia especial para quem tem a sorte ou o esforço de estar aqui.
Aliás nunca se viu como agora, pois o governo acabou de voltar a permitir estrangeiros. Nos últimos meses a maioria absoluta de quem esteve aqui eram pessoas vindas de Bali.
A alta temporada está chegando ao fim, mas ainda tem muitas ondulações pela frente. E aí? Você encara a aventura? Passaria oito noites fechado em um hotel para depois chegar no paraíso? Quem está ou esteve por aqui, não se arrepende.
Siga Alexandre Ribas no Instagram, @alexandreribas67.