A edição de 2023 do Backdoor Shootout teve tubos incríveis domados na bancada havaiana, surfistas com lesões preocupantes e chegou ao fim sem a divulgação dos vencedores. O acidente envolvendo Kala Grace foi o mais grave registrado no evento.
Grace teve o capacete arrancado durante um caldo e foi resgatado inconsciente. A lesão levou os organizadores a adiar a cerimônia de premiação, que foi remarcada para o próximo sábado (21).
Kala é filho de Willie Grace, surfista de longa data, integrante do grupo de pioneiros do surfe havaiano, os “Waikiki Beach Boys”. Em sua conta no Instagram, ele comunicou que o estado de saúde de seu filho permanece estável.
“Kala Grace ainda está na UTI e entubado, enquanto se recupera do nocaute de Mike Tyson. É segunda-feira 12h30, acabei de voltar do Queens Hospital porque eles só deixaram duas pessoas entrarem no hospital durante o dia. Mamãe e sua amiga – Taaatts estão na lista de hoje. Ele respira com o auxílio das máquinas, mas eles dizem que talvez mais um ou dois dias para tirar o oxigênio. No momento ele não pode falar, então está escrevendo para se comunicar, mas ele pode ouvir tudo e vai escrever coisas no papel. Muitas pessoas enviaram orações para ele. Obrigado a todos por cuidarem dele novamente e a todos os caras do North Shore que ajudaram, muito obrigado do fundo do meu coração. Kala estará de volta e mais forte. Também quero agradecer a Isaiah Moniz por segurá-lo do lado de fora no Queens Hospital com todos os apoiadores e amigos que estão por perto.”
Kala foi um dos destaques da edição 2022 do evento. Ele marcou uma nota 12 pontos depois de surfar um tubo grosso e longo para Pipeline. Ele era um dos destaques da competição até se machucar. O atual campeão do Backdoor Shootout é o havaiano Mason Ho.