Mason Ho levou no último domingo (16) o troféu de melhor surfista no Backdoor Shootout 2022, tradicional campeonato na rainha do North Shore, Havaí. As finais rolaram em altas ondas, com séries com mais de três metros e ótima formação, predominantemente nas esquerdas de Pipeline, no dia decisivo.
Balaram Stack ficou em segundo lugar e John John Florence em terceiro. A equipe Team Snapt 4, que contou com os surfistas Barron Mamiya, Benji Brand, Parker Coffin, Eithan Osbourn e Mason Ho, foi a campeã.
Cada equipe foi composta por oito atletas, que podiam surfar livremente durante 33 minutos de bateria. As notas máximas de cada surfista do grupo eram somadas ao fim da apresentação, e assim definiu-se a equipe campeã e o melhor surfista.
Kala Grace também protagonizou um dos melhores momentos de toda a competição. Ele pegou um tubaço alucinante, que rendeu a nota máxima do evento, doze.
As equipes que disputaram o campeonato foram Snapt4, Team Peru, Da Hui Wax, Team Florence, WSL Women’s, Volcom, Quiksilver e, por último, a Da Hui Japan.
Mulheres roubam a cena
Um dos destaques da competição foi a big rider Bethany Hamilton, que pegou um tubo enorme durante e recebeu um prêmio pelo seu desempenho.
Pela primeira vez o evento contou com uma equipe composta somente por mulheres, com Carissa Moore, Coco Ho, Malia Manuel e Moana Jones. As meninas não se intimidaram e também pegaram excelentes tubos no campeonato.
Resultados
Melhor surfista
1 Mason Ho (HAV)
2 Balaram Stack (EUA)
3 John John Florence (HAV)