Depois de um surto de Covid-19 que causou a suspensão do evento, a WSL anunciou o retorno do Billabong Pipe Masters para esta quinta-feira (17) no North Shore de Oahu, Havaí.
A etapa de abertura do Championship Tour 2021 estava paralisada desde a última sexta-feira (11), quando membros do staff da WSL testaram positivo para a Covid-19.
Depois de novos testes e de colocar parte do seu pessoal em isolamento, a World Surf League viabilizou o retorno da competição junto com o departamento de saúde do governo havaiano.
“Hoje tenho o prazer de anunciar que estamos encerrando a nossa suspensão do Billabong Pipe Masters e vamos tentar realizar a competição nos próximos dias com uma previsão promissora”, declara Erik Logan, CEO da WSL.
Logan foi um dos membros do staff da World Surf League que testaram positivo para a Covid-19 na última sexta. Desde então, o dirigente segue em isolamento.
“Na semana passada, os protocolos da WSL identificaram e isolaram um caso positivo e o grupo de rastreamento de contato – do qual eu fazia parte – e contiveram a disseminação do vírus”, relata Logan.
“É claro que estive isolado desde o rastreamento do contato, dois dias inteiros antes do meu próprio diagnóstico. Continuo sentindo sintomas leves e sou grato pela comunidade médica de Oahu”, completa o CEO.
Os brasileiros Alex Ribeiro, Adriano de Souza e Peterson Crisanto estão escalados na repescagem e serão os primeiros a cair na água assim que o evento for reiniciado. Já estão garantidos na terceira fase Italo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Yago Dora, Jadson André, Deivid Silva, Caio Ibelli e Miguel Pupo.
Entre as mulheres, a sequência da prova foi confirmada mesmo para Pipeline depois de um ataque fatal de tubarão a um free surfer em Honolua Bay, na ilha de Maui. Tatiana Weston-Webb briga por uma vaga nas quartas.
Um novo swell chega ao arquipélago havaiano nesta quinta-feira e deve oferecer boas condições nos próximos dias. A janela de espera vai até o domingo (20). A prova começa às 15 horas (de Brasília).
O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.
Billabong Pipe Masters
Repescagem
1 Julian Wilson (AUS), Ethan Ewing (AUS), Miguel Tudela (PER)*
2 Ryan Callinan (AUS), Alex Ribeiro (BRA), Sebastian Zietz (HAV)
3 Wade Carmichael (AUS), Adriano de Souza (BRA), Mikey Wright (AUS)
4 Conner Coffin (EUA), Peterson Crisanto (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA)
Maui Pro
Maui Pro apresentado pela Roxy
Semifinais
1 Tyler Wright (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Carissa Moore (HAV) x Sage Erickson (EUA) ou Tatiana Weston-Webb (BRA)
*Miguel Tudela está fora da prova por lesão.