Aos 15 anos, Tuco Arruda divide o tempo entre o mar e as pistas. Local do Rio Tavares, em Florianópolis (SC), ele já venceu várias etapas do circuito brasileiro da CBSK (Confederação Brasileira de Skate) nas modalidades Bowl e Skate Park. Mas, perguntado se prefere o surfe ou o skate, ele é sucinto: “os dois!”.
A união destes dois esportes vem proporcionando a Tuco um estilo diferenciado da maioria dos atletas que pratica apenas uma das modalidades. Dono de movimentos suaves, porém modernos, o jovem boardrider ainda tem um longo caminho de evolução pela frente.
Tanto a patrocinadora Mormaii, como seu pai – o ex-surfista profissional Guga Arruda – percebem a singularidade que esta união proporciona na performance de Tuco. Para este ano, o cronograma está apertado. Além de alguns campeonatos de skate pelo Brasil, o atleta fará uma trip para a Califórnia, sendo que Lowers Trestles é a sua onda preferida.
Os planos ainda incluem uma viagem às icônicas direitas de Rincon, em Santa Bárbara. De lá, Tuco voa direto para o North Shore de Oahu, onde vai vivenciar a sua primeira temporada havaiana.
Se as ondas do arquipélago dispensam comentários, o skate park em frente à Banzai Pipeline é um dos melhores do mundo, além de ser frequentado por nomes como John John Florence e a lendária família Fletcher, com o prodígio Greyson sendo um dos melhores skatistas da atualidade. Este intercâmbio cultural certamente abrirá o horizonte do jovem atleta do Rio Tavares.
Como todo ano, a Indonésia também está no calendário. Em 2020 Tuco embarcará para sua quinta temporada e mais uma vez na companhia do pai no paraíso. Ele pretende surfar e andar de skate na Ilha de Bali, além da indispensável passagem pelas ilhas Mentawais, onde seu surfe vem sendo lapidado a cada ano.
Só o futuro dirá o que a combinação destes dois esportes reserva para o jovem boardrider, mas com certeza Tuco terá muita diversão no caminho que escolher.