A erupção do vulcão Kilauea forçou pelo menos 1.700 mil pessoas a deixarem suas casas em Hilo, capital de Big Island, Havaí.
Na última quinta-feira (3), a primeira explosão assustou moradores da região de Leilani. Nesta sexta, duas novas erupções enviaram lava a mais de 30 metros de altura.
A Defesa Civil local disse que todos os residentes de Leilani Estates e Lanipuna Gardens devem evacuar imediatamente.
Os níveis de gás de dióxido de enxofre também são alarmantes, afetando principalmente quem possui problemas respiratórios.
O governador David Ige declarou estado de emergência para mobilizar todos os serviços e recursos de urgência do Estado ligados a catástrofes naturais.
“Por favor, estejam alertas e preparados para manter suas famílias a salvo”, disse Ige no Twitter.
O surto de lava foi relatado pela primeira vez por volta das 16:30 (horário local) da última quinta, cerca de seis horas depois de um terremoto de magnitude 5.0 ter abalado Big Island.
O terremoto ocorreu depois que centenas de pequenos tremores atingiram a ilha desde a última semana.
O Observatório Vulcanológico do Havaí vem monitorando as atividades do vulcão desde o início dos tremores e disse que novas erupções podem acontecer a qualquer momento.
Por enquanto não há informação sobre vítimas.
Big Island é a maior ilha do Havaí. A população local ultrapassa os 150 mil habitantes. Localizado no Parque Nacional de Vulcões, Kilauea é uma das principais atrações turísticas da região.
Fontes Hawaii News Now e AFP