Ex-integrante da elite mundial e vencedor da triagem do Pipe Masters em dezembro do ano passado, o havaiano Dusty Payne sofreu um acidente em Pipeline na manhã desta segunda-feira.
Em ondas até 1,5 metro, Dusty levou uma vaca e acabou chocando-se com a bancada, levando uma forte pancada na cabeça. O havaiano não voltou à superfície e ainda foi bombardeado por uma série com cinco ondas, ficando submerso por aproximadamente 1 minuto e 20 segundos.
“Todo mundo estava assobiando e comecei a nadar desesperadamente em direção à sua prancha. E então Ulu Boi, Keoki, Mikey Red e outros caras o pegaram e tiraram a sua cabeça da água. Ele estava inconsciente até chegar à praia; então ficou consciente por alguns minutos e havia sangue por todo lado. Foi sinistro”, contou Ryder Guess em depoimento ao site Surfline.
“Ele esmagou a testa, sua órbita do olho parecia muito ruim e sua mandíbula foi destruída de um lado”, disse o fotógrafo Keoki Saguibo ao site da Surfer. “Ele provavelmente ficou inconsciente de 3 a 4 minutos, quando o levamos para a praia. Quando os salva-vidas chegaram até nós, recuei e deixei que tomassem o controle, mas vi que ele estava começando a cuspir água, o que era um bom sinal”.
Os salva-vidas deram oxigênio e o estabilizaram entre 10 e 15 minutos, até chegarem os bombeiros e a ambulância.
Seis vezes campeão mundial de bodyboarding, o brasileiro Guilherme Tâmega, que trabalha como salva-vidas em Pipe, participou do resgate. Ao notar a situação, Tâmega partiu para a água e auxiliou o grupo que resgatou o havaiano, ajudando a trazer todos para a areia e participando dos primeiros socorros.
Dusty Payne foi encaminhado ao hospital Queen’s Medical Center, em Honolulu, com suspeita de traumatismo craniano e fratura no maxilar.
Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.