Direitas perfeitas, águas profundas, fortes correntes se movendo no canal e ondas pesadas!
Historicamente, Sunset é o lugar onde os surfistas quem vêm pro Havaí provam suas habilidades em ondas que quebram de 3 a 18 pés. Surfistas que aspiram o profissionalismo invariavelmente passam pelo teste de surfar as ondas pesadas desse território no North Shore.
Mesmo diante de um série monstra e um caldo inevitável, é sempre importante manter a calma e o psicológico forte. Ser varrido é comum, e depois de um longo momento rolando embaixo d´água, a prova de fogo termina e é certo que você vai subir e respirar.
Desde o inside “Vall’s Reef” até o outside, na extrema direita chamada de Backyards, o vasto campo de jogo recebe uma múltipla combinação de swells que se combinam e transformam rapidamente o lineup, produzindo ondas de todas as formas e intensidades.
Podem ser picos ou paredes extensas para a direita. A adrenalina percorre a corrente sanguínea e arrepia a nuca quando você está remando pra onda do dia, ou prestes a tomá-la na cabeça.
Território de ninguém ou democraticamente de todos?
Sunset recebe gerações de surfistas de diversas idades. Vemos surfistas mais experientes passando no canal com suas enormes pranchas “Sunset Guns” em direção aos picos do outside. Já a molecada, com suas pranchinhas, fica pegando as ondas do inside, não menos potentes.
Mas são os surfistas profissionais que nos impressionam ao atacar as seções pesadas do outside e as paredes verticais que proporcionam performances radicais dobrando no inside e produzindo tubos e baforadas.
Alguns amigos que passam pelo Havaí ou moram aqui fazem de Sunset o cotidiano de suas vidas. Separei algumas imagens pra contar um pouco dessa história do surfe havaiano. Aloha!
Veja mais imagens: