Luto no surfe

Morre Dane Kealoha, ícone havaiano

Lendário surfista havaiano Dane Kealoha falece aos 64 anos de idade, depois de lutar contra um câncer.

Dane Kealoha.Hawaii News N
Dane Kealoha.

O havaiano Dane Kealoha, ícone do surfe e pioneiro em técnicas para entubar, faleceu nesta quarta-feira (11/05) após lutar contra o câncer, de acordo com familiares.

Entre seus muitos feitos, Kealoha ficou conhecido por desenvolver a técnica “pig-dog” no final dos anos 70 e início dos anos 80, um estilo de surfe distinto que se tornou sua base na prancha bem característica. Essa técnica permitiu que ele andasse com mais profundidade dentro dos tubos, mantendo o equilíbrio e a estabilidade, algo inovador para a época, e muito utilizado pelos surfistas até hoje.

Kealoha cresceu surfando nas famosas praias de Waikiki, onde mostrou seu talento natural, e conquistou diversos títulos a partir dos 15 anos.

No auge de sua carreira, em 1983, Kealoha entrou no circuito mundial. Naquele ano, ergueu o título mais desejado, o troféu do Pipeline Masters.

Kealoha também teve uma parceria significativa com a Quiksilver, na qual administrou uma loja em Ward Village e abriu duas lojas Roxy em Oahu e Maui. Ele também estabeleceu uma escola de surfe no Hyatt Regency em Waikiki.

“Amplamente considerado um lendário waterman, o legado e o estilo de surfe de Dane continuam a inspirar muitos surfistas jovens e aspirantes, incluindo figuras notáveis como Sunny Garcia e Johnny Boy Gomez”, diz a família.

Ele deixa sua mãe, dois irmãos, quatro filhos, três filhas e dois netos.

O Waves presta condolências aos familiares e amigos.

Dane Kealoha, surfing icon known for creating distinctive stance, dies at 64

 

Exit mobile version