A comunidade brasileira no North Shore de Oahu, Havaí, prestou uma bela homenagem no último sábado (6) ao carioca Maurílio Humberto Barbosa Gomes, conhecido por todos como Murilão, pioneiro da laminação no Brasil e no arquipélago.
Murilão faleceu no último mês de fevereiro, aos 69 anos, devido a problemas cardíacos. Local de São Conrado, ele mudou-se para o Havaí nos anos 1990 e trabalhou com os principais shapers locais.
“Para quem não sabe, Murilão foi um dos maiores especialistas na fabricação de pranchas, não apenas no Brasil, mas no mundo”, conta o fotógrafo Bruno Lemos, responsável pelo vídeo acima.
“Ele participou e ajudou na evolução de quase todos os processo que existem na confecção de uma prancha de surfe, desde a fabricação de blocos de poliuretano ao polimento. Maurílio dedicou a vida à arte de fazer pranchas e durante essa jornada colecionou amigos por onde passou”, completa Lemos.
Um de seus picos preferidos era Sunset, onde Murilão podia ser visto com frequência e também o local onde aconteceu a homenagem. Além de uma remada ao outside, suas cinzas foram trazidas pelo amigo Lula Leão e jogadas ao mar, uma prática típica da cultura havaiana.
Também participaram do encontro nomes como o lendário shaper Horácio de Seixas, as bodyboarders Claudia Saboia Lemos e Claudia Ferrari, além de Alex Correia, Eddie Picollo, dentre outros brasileiros residentes no Havaí.
“Se alguém quisesse encontrar o Murilão era só chegar em Sunset Beach que lá estava ele, sempre sorrindo e jogando conversa fora com todos os locais da área. Esse foi o pedido dele aos amigos, que suas cinzas fossem jogadas no lugar em que ele mais amava estar. Seu pedido é uma ordem, Murilão”, completa Claudia Lemos.