Local da ilha de Kauai, o havaiano Tyler Newton foi o grande vencedor do tradicional Backdoor Shootout, encerrado na última quarta-feira (16) em Pipeline, North Shore de Oahu.
Oficialmente batizada de “The Da Hui Backdoor Shootout In Memory Of Duke Kahanamoku Invitational”, a competição homenageou o pioneiro havaiano e reuniu atletas sem lycras, com formato variando muito para o modelo convencional da WSL.
Com notas 9.33, 11.50, 10.50, 9.83, 9.33 e 8.50, Newton teve a melhor pontuação geral de todo o evento e levou para casa o cheque de US$ 40 mil. Ele ainda ajudou seu time, o Weed Maps, a faturar a competição por equipes.
“Era um dos meus maiores sonhos ganhar um evento em Pipe. É algo que eu queria fazer desde garoto. É uma honra”, exclama Tyler, que superou o vice-campeão Jamie O’Brien e o terceiro colocado Shota Nakamura em cinco dias clássicos de evento.
Com a nota máxima valendo 12 pontos, o único atleta a atingir o feito foi o japonês Keito Matsuoka. O surfista acabou o evento na quarta posição.
O brasileiro Phil Rajzman foi o representante do país na disputa e não conseguiu chegar às finais da categoria Longboard. A vitória ficou com o havaiano Duane DeSoto.
No SUP, quem chegou ao lugar mais alto do pódio foi Mo Freitas, havaiano filho do big rider brasileiro Tony Freitas.