Hilton Alves

Ondas perfeitas na parede

Hilton Alves pinta grandes paredes mundo afora com o projeto 101 Perfect Waves.

0

Retratar ondas perfeitas em grandes paredes mundo afora. Essa é a missão do projeto 101 Perfect Waves, criado pelo artista Hilton Alves, em outubro de 2013 em Oahu, Havaí.

Nascido em Santos (SP), Hilton começou a pintar em julho de 2000 e fazia pequenas exposições de seus trabalhos em campeonatos de surfe na praia do Tombo, Guarujá.

Como autodidata, se baseava em suas próprias experiências como surfista como fonte de inspiração para pintar os quadros. Em 2003, pintou seu primeiro mural usando tintas de silk-screen, em uma parede na praia do Tombo (hoje extinta). A partir deste pequeno mural, Hilton passou a sonhar grande.

Em 2007, ele mudou-se para o Havaí para representar o Brasil em uma competição de SUP Race no famoso Duke’s Ocean Fest, em Waikiki. Desde então, teve seus trabalhos de arte expostos em diversos eventos e galerias, além de pintar murais em várias escolas de Oahu.

Exatamente dez anos depois de seu primeiro mural no Brasil, Hilton criou o projeto 101 Perfect Waves. Mas, para iniciar o projeto, foi preciso aceitar um grande desafio.

Localizado em Kalihi, uma área urbana de Honolulu, o artista teve autorização para pintar uma enorme parede como seu mural número um do projeto 101. Após seis meses em busca de patrocínios e todas as autorizações necessárias, o mural teve inicio em outubro de 2013.

Em apenas uma semana, Hilton retratou sua principal fonte de inspiração na parede: a perfeita onda de Pipeline. Hoje, este trabalho é considerado o maior mural de onda do mundo.

A partir desse mural, o artista viajou e pintou outros cenários em lugares como o Parque do Ibirapuera (São Paulo), Wailuku (Maui), Los Angeles (Califórnia), além de participar de festivais de street art em Houston e no famoso bairro de Wynwood, durante a Art Basel, em Miami, Flórida.

Hilton também levou sua arte para Sentosa Island, em Cingapura, onde pintou três murais em parceria com o governo local em prol das crianças carentes. No ano passado, ele ainda deixou sua marca em paredes na cidade de Ashkelon, Israel.

Atualmente, Hilton conta com 36 murais pintados ao redor do mundo e tem como planos pintar suas ondas perfeitas em Portugal, Indonésia, Alemanha, dentre outros países. Para maiores informações sobre o projeto, acesse o site 101 Perfect Waves.