Tradicional campeonato havaiano, o Da Hui Backdoor Shootout pode dar a largada a qualquer momento em Pipeline, North Shore de Oahu.
O evento acontece anualmente e reúne as modalidades surfe, longboard, bodysurf e SUP. Para o final de semana, uma ondulação é esperada no arquipélago e deve gerar ondas ondas maiores de 20 pés (6,5 metros).
A competição, que simboliza uma homenagem dos Da Hui ao legend Duke Kahanamoku, é fechada para convidados. Entre as raríssimas exceções de não havaianos está o brasileiro Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard e campeão do Shootout em 2018. Essa será sua terceira participação no campeonato.
Convidado pelo waterman e também campeão mundial de longboard Duane DeSoto, Phil é o único atleta do Brasil confirmado na competição principal.
“Fico muito feliz por representar o Brasil em um evento tão tradicional aqui no Havaí e estou torcendo para que o swell não perca força. Vai ser muito bom surfar Pipe nestas condições”, comenta Phil, que desde 1997 bota pra baixo nas pesadas ondas de Pipeline.
Além do longboarder, o capixaba Lucas Medeiros foi convidado como alternate para a categoria de SUP e pode ser escalado para representar o Brasil na modalidade. Lucas foi convocado após se destacar nas ondas grandes da ilha de Oahu nesta temporada.