A lista de participantes do Pipe Masters 2024, que rola entre 8 e 20 de dezembro no Havaí, começou a ser divulgada na última semana, mas um nome em especial chamou a atenção pela ausência: Jamie O’Brien. Ícone de Pipeline, JOB utilizou suas redes sociais para manifestar sua frustração. Com quase três décadas dedicadas à onda, onde conquistou todos os títulos e construiu sua vida, o surfista questionou o critério de escolha, afirmando que deixar o surfe falar por si já não é suficiente.
O’Brien relatou ter sido informado que sua idade seria o motivo para não ter sido convidado. Indignado, o surfista questiona o critério de seleção, já que estava na lista de reservas. Além de sua própria ausência, JOB defende outros surfistas experientes e talentosos, como Josh Moniz, Kalani Chapman, Torrey Meister, Lucas Godfrey, Eli Olson, Tyler Newton, Bruce Irons, Reef McIntosh, Landon McNamara, Mikey Bruno, Flyn Novak, Joey Johnston, Mark Healey, que, segundo ele, foram injustamente excluídos.
O surfista enfatiza que ele e os demais atletas mencionados investiram anos de sua vida, tempo e dedicação em Pipeline. Indignado, O’Brien afirma se sentir “chateado e desrespeitado” e critica veementemente a organização do evento, considerando “triste ver um evento tão prestigiado ser gerido por pessoas que claramente não compreendem a realidade do lineup de Pipeline”.
Confira texto completo publicado por O’Brien em seu Intagram. “Cresci ouvindo ‘deixe seu surf falar por si’, mas parece que isso não é mais suficiente. Por quase 30 anos, dediquei minha vida a Pipeline – vencendo todos os eventos, construindo minha casa dos sonhos aqui e fazendo de Pipeline minha vida. Na semana passada, percebi que não recebi um convite para o Pipe Masters. Quando perguntei por quê, disseram-me que sou ‘muito velho’ e ‘não passei no corte’. Em vez disso, estou na ‘lista de espera’ com um ‘não se preocupe, você provavelmente vai entrar’.
Olhando para a lista atual de convidados, não sou apenas eu que deveria estar lá. Existem muitos outros surfistas que não receberam seus convites e merecem estar nessa lista. Quero destacar Josh Moniz por também ter falado, mas mencionar que pessoas como Josh, Kalani Chapman, Torrey Meister, Lucas Godfrey, Eli Olson, Tyler Newton, Bruce Irons, Reef McIntosh, Landon McNamara, Mikey Bruno, Flyn Novak, Joey Johnston, Mark Healey (só para citar alguns) deveriam, sem dúvida, estar nesse evento. Passamos anos dedicando tempo, horas e esforço a essa onda.
Dizer que estou chateado e desrespeitado é pouco. É triste ver um evento tão prestigiado sendo administrado por amadores que claramente não entendem a realidade do lineup de Pipeline”.
Organização reconsidera – O protesto de Jamie O’Brien gerou grande repercussão na comunidade surfista havaiana, que pressionou pela sua inclusão no Pipe Masters 2024. Diante da mobilização, a organização do evento cedeu e confirmou a participação de JOB. Em suas redes sociais, o surfista agradeceu o apoio dos fãs e celebrou sua volta à competição. “Adivinhem quem está de volta ao evento. E tudo porque vocês se manifestaram e me apoiaram”, fala.
O Pipe Masters 2024 contará com um total de 40 homens e 20 mulheres, e 50% dos atletas serão havaianos.
Nomes confirmados
Feminino
Erin Brooks (CAN)
Milla Coco Brown (AUS)
Gabriela Bryan (HAV)
Puamakamae DeSoto (HAV)
Anne dos Santos (BRA)
Vahine Fierro (TAI)
Kiara Goold (TAI)
Chesney Guinotte (HAV)
Coco Ho (HAV)
Bella Kenworthy (EUA)
Maluhia Kinimaka (HAV)
Sierra Kerr (AUS)
Vaihitimahana Inso (HAV)
Bettylou Sakura Johnson (HAV)
Moana Jones-Wong (HAV)
Zoë McDougall (HAV)
Molly Picklum (AUS)
Caity Simmers (EUA)
Luana Silva (BRA)
Ēweleiʻula Wong (HAV)
Masculino
Kaulana Apo (HAV)
Noah Beschen (HAV)
Russell Bierke (AUS)
Benji Brand (HAV)
Harry Bryant (AUS)
Legend Chandler (HAV)
Alan Cleland Jr. (MEX)
Crosby Colapinto (EUA)
Noa Deane (AUS)
Imaikalani DeVault (HAV)
Cherif Fall (SEN)
Ivan Florence (HAV)
Nathan Florence (HAV)
Kala Grace (HAV)
Mason Ho (HAV)
Kainehe Hunt (HAV)
Koldo Illumbe (IDN/ESP)
Billy Kemper (HAV)
Kyuss King (AUS)
Zeke Lau (HAV)
Jake Maki (HAV)
Barron Mamiya (HAV)
Makai McNamara (HAV)
Torrey Meister (HAV)
Noa Mizuno (HAV)
Seth Moniz (HAV)
Eli Olson (HAV)
Jamie O’Brien (HAV)
Makana Pang (HAV)
Cam Richards (EUA)
Koa Rothman (HAV)
Guy Sato (JAP)
Lungi Slabb (AUS)
Koa Smith (HAV)
Balaram Stack (EUA)
Eala Stewart (HAV)
Tosh Tudor (EUA)
Kauli Vaast (TAI)
Mikey Wright (AUS)
Kū’i’o’okalani Young (HAV)
Fonte Surf Total