Gabriel Leal, surfista da Praia do Forte (BA) embarcou no último dia 14 para a sua primeira experiência no Havaí. A jovem promessa de 14 anos segue para uma mini temporada na meca do surfe mundial, de onde embarca, no dia 4 de março, para um período de cerca de dois meses nas ondas de Portugal.
Além da busca por aprimoramento técnico nas fortes ondas da costa norte havaiana e em região portuguesa próxima de Lisboa, Leal vai acompanhar provas do WSL Championship Tour nos dois países. O objetivo é sentir os bastidores da elite mundial e acompanhar as performances de estrelas como Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo, John John Florence e Jack Robinson.
A jornada conta com apoio do grupo de assessoria esportiva UJ Football Talent, que investe na carreira do surfista. Leal é o único atleta fora do futebol assessorado pela empresa, que atua internacionalmente e tem no seu casting o ídolo do Real Madrid e da Seleção Brasileira Éder Militão.
Em Sunset Beach, no Havaí, Gabriel Leal assiste a segunda prova do Tour, que teve início na segunda (13). Já em Portugal, ele acompanhará a terceira etapa do circuito, na cidade de Peniche, distrito de Leiria, que tem janela de espera entre 8 e 16 de março.
“Essa viagem é focada na evolução técnica de Gabi. Logo de início ele vai ter a possibilidade de treinar em uma costa muito farta de ondas de excelente qualidade, em um ambiente frequentado pelos melhores surfistas do planeta neste período”, explica Alexandre Leal, pai e treinador do atleta.
Alexandre também salienta que a região portuguesa onde vão ficar recebe muitas ondas fortes, com boa formação, e que o convívio com a rotina dos melhores surfistas do mundo vai ser importante para Gabriel se familiarizar com as competições de alto nível.
Foco nas competições – Nesta temporada Gabriel Leal competiu nas duas etapas do Tivoli Triple Crown, circuito que acontece na Praia do Forte, Litoral de Mata de São João. A competição pontua para o campeonato baiano e será encerrada no final de abril.
No retorno de Portugal, o jovem surfista volta para o Brasil direto para Maracaípe, em Pernambuco, onde disputa a primeira etapa do circuito brasileiro de surfe amador. Depois, volta para casa, para a terceira e última prova do Triple Crown.
Perguntado se está preparado para encarar as ondas do Havaí, Gabriel Leal responde com toda segurança, “sempre estou”. No ano passado ele fez uma incursão de quase cinco meses pela Indonésia, onde surfou por diversas ilhas e vivenciou experiências incríveis, com o pai, a mãe Gerusa e a irmã Júla, de 8 anos.