A comunidade do surfe no Havaí foi apanhada de surpresa pelo ataque de tubarão em Kewalo, lado sul da ilha de Oahu, no último final de semana, que fez com que o surfista Mike Morita, de 58 anos, tenha perdido o pé direito.
Alguns surfistas comentaram que é comum ver tubarões naquela área, mas que nunca tinham visto nenhum ataque. Especialistas confirmam que ataques de tubarão são incomuns na área, e o último ataque ali registado foi em 2002.
A chuva recente, explicam, pode ter sido um fator que contribuiu para o ocorrido, pois as águas que correm das montanhas para o mar carregam odores e lixo que podem atrair os tubarões.
Em declarações ao canal de televisão KHON2, o filho de Morita reconhece o “longo caminho” que o pai tem pela frente, mas reforça que “ele é um lutador, mas isso não vai derrotá-lo”.
O próprio Morita foi entrevistado pelo canal de televisão, mostrando o espírito lutador referido pelo filho. Morita conta que no momento do ataque não entrou em pânico, e que essa pode ter sido uma das razões para ter conseguido se salvar. Também agradece aos outros surfistas, que o ajudaram a escapar do tubarão e a sair da água.
A família Morita lançou uma campanha para angariar fundos para o tratamento do surfista. Clique aqui para participar.