A ilha de Maui foi devastada por um incêndio na última semana, o que resultou em mortes e as buscas por desaparecidos continuam. Mas alguns turistas insistem em aproveitas praias do local, mesmo com todo o ocorrido.
Havaianos tem denunciado nas redes sociais visitantes fazendo mergulho ou aproveitando as praias de locais afetados pelo desastre ambiental. Um vídeo viral no TikTok, que já acumula mais de 280 mil visualizações, publicado no último sábado (12) mostra que os alertas não têm sido levados a sério por todos. No registro da para notar um barco que levava um grupo de turistas para mergulho na região.
No post, o perfil @KayafromHawaii denuncia. “Apenas imagine, cerca de 100 pessoas mortas ou mais. Milhares de locais e havaianos perderam absolutamente tudo e mais de mil ainda estão desaparecidos. Autoridades não estão permitindo que os residentes e havaianos voltem com suprimentos e outras coisas que as pessoas precisem porque é perigoso. Mas aí você vê isso”, diz.
Além de apontar para a embarcação turística, ressaltando que as imagens foram realizadas na sexta (11), ela ainda compartilha registros de carros de turistas que congestionam estradas utilizadas pelos moradores para levar suprimentos como remédios e alimentos, aos atingidos pelas chamas.
Empresa admite visita, mas alega outra finalidade
Após a divulgação das imagens, a empresa Maui Snorkeling publicou um comunicado em seu site sobre um passeio que conduziu na manhã de 11 de agosto, embora não tenha sido confirmado que o barco visto no post pertença à companhia. No texto, a empresa se refere “a uma enxurrada de perguntas da imprensa a respeito de um impreciso post” e afirma que o tour aconteceu a mais de 17,7 km de Lahaina.
Fonte UOL