Tubarão-tigre

Surfista atacado em Haleiwa

Espanhol de 30 anos fica gravemente ferido depois de levar mordida de tubarão-tigre na perna, em Puaena Point, Haleiwa.

0

Um surfista espanhol de 30 anos ficou gravemente ferido na última quarta-feira (25) após sofrer uma mordida de tubarão na perna, em Puaena Point, Haleiwa, na costa norte de Oahu. Segundo o portal Hawaii News Now, o incidente aconteceu por volta das 15h.

Puaena Point às vezes é chamada de Waikiki do Litoral Norte porque é popular entre os visitantes, atraídos por sua grande praia de areia e ondas fáceis. Mas o instrutor de surfe, Bryan Suratt, ficou surpreso com o encontro com o tubarão. “Nós os vemos muito”, diz. “A primeira vez que esteve tão perto de nós”.

O também instrutor Zack Murphy ajudou a trazer o homem e sua esposa. “Tirei meu leash, fiz um torniquete em sua perna, coloquei pressão em cima do corte”, relata Murphy. “Ele queria vir até aqui. Pior cenário para ser mordido por um tubarão”.

Os salva-vidas continuaram o tratamento médico até a chegada dos paramédicos, que assumiram o suporte avançado e transportaram o homem para um pronto-socorro.

Murphy acredita que o homem foi mordido por um jovem tubarão-tigre que foi visto na área. “Tinha a mandíbula no topo da prancha e não poderia ter mais do que essa largura”, fala.

“Isso é raro. É muito raro”, expõe Bryan Suratt. “Nós os vemos, não me entenda mal. Talvez já tenhamos visto o mesmo há três ou quatro dias”.

“Temos aulas aqui desde sempre e esta é a primeira vez que alguém é mordido, por isso é bastante chocante, na verdade”, acrescenta Aina Kane, outra instrutora de Suratt. “Estamos bastante surpresos”.

O tenente de segurança oceânica John Hoogsteden determinou que salva-vidas estivessem na área na quinta-feira (26) para alertar as pessoas. “Recomendamos que as pessoas fiquem fora da água, pelo menos nesta área, no futuro imediato”.

O incidente da mordida de tubarão ocorre uma semana e meia depois de Kevin Kanehe, de 50 anos, ter sido mordido por um tubarão enquanto surfava na baía de Hanalei, no Kauai. Tubarões agressivos também foram avistados este mês perto de Nanakuli e Kahe Point, em Oahu, bem como em Ala Moana Bowls, lado sul da ilha de Oahu.

Embora o número de mordidas de tubarão seja relativamente pequeno, historicamente acontecem mais durante o mês de outubro.

“Acredita-se que os tubarões-tigre sejam mais abundantes durante este mês, porque outubro e novembro as fêmeas grandes migram das ilhas do noroeste do Havaí”, explica diretor do Aquário de Waikiki, Andrew Rossiter.

Fonte Hawaii News Now