Tubarões na ilha de Oahu

Autoridades alertam população

Vários encontros de tubarões tem sido registrados no sul da ilha de Oahu, no Havaí, depois de ataque a um surfista espanhol na praia de Haleiwa, localizada no lado norte.

0

Depois de um surfista espanhol sofrer ataque em Haleiwa, lado norte da ilha de Oahu, no Havaí, vários encontros de tubarões tem sido registrados no sul, numa onda de atividade ininterrupta, informa o site da Surfer.

Primeiro, um tubarão tigre de 3,6 a 4,5 metros atacou um surfista no Kauai, na baía de Hanalei, há quase duas semanas. Depois, na costa norte de Oahu, houve o ataque citado acima em Pua’ena Point, Haleiwa, na quarta-feira.

Depois, novos contatos de tubarões em outros lugares de Oahu, de acordo com o jornal Honolulu Star-Advertiser, deixaram a população em estado de alerta.

“As autoridades de Honolulu emitiram alertas sobre tubarões na quinta-feira (26) para um local conhecido como Castels, em Waikiki, além de Ala Moana Beach Park. Um alerta da prefeitura emitido por volta das 9h45 diz que um tubarão não agressivo, de 1,80 metro, foi observado fora do recife de Castles. Outro alerta foi emitido pouco depois do meio-dia, informando que um tubarão-tigre, não agressivo de 3 metros, foi confirmado nadando nas ondas da região”.

Mas isso não foi tudo. Outro tubarão “agressivo” de 3 metros foi avistado no Nānākuli Beach Park e sinais de alerta também foram afixados na praia.

“Normalmente alertamos todo o público”, disse o Tenente de Segurança Oceânica Kyle Foyle ao canal de TV KHON2 sobre o protocolo oficial da praia após um ataque ou visualização de tubarão.

“Lançamos um de nossos jetskis para notificar surfistas, nadadores e banhistas sobre um aparente ataque de tubarão. Também colocamos placas nas praias e fazemos patrulhas até o anoitecer”, diz o policial.

Em abril, um morador local, Mike Morita, estava surfando na bacia de Kewalo, na costa sul de Oahu, quando foi repetidamente atacado por um agressivo tubarão tigre de quase 2,5 metros de comprimento. Nesse incidente, ele perdeu o pé direito.

Quanto a esta recente onda de encontros com tubarões no Havaí, e especificamente em Oahu, o canal KITV4 relata: “Este é o quarto aviso ou alerta sobre tubarões emitido em menos de 24 horas, e o segundo na costa sul de Oahu na quinta-feira.”

Assista mais vídeos nos canais Hawaii News Now e KOHN2.