Depois de Barack Obama, os EUA podem ter outro presidente com raízes no Havaí. Representante do Partido Democrata no congresso, Tulsi Gabbard, 37, anunciou que vai concorrer à presidência em 2020, quando acaba o primeiro mandato do republicano Donald Trump.
Eleita para a câmara dos deputados do Havaí em 2002, na época com 21 anos, Gabbard foi a mulher mais jovem da história a entrar no congresso dos EUA. Ela tem casa na ilha de Oahu, é conhecida por ser surfista e defensora das causas ambientais.
Gabbard nasceu na Samoa Americana, território que pertence aos EUA e situado na Polinésia. Aos 2 anos mudou-se para o Havaí, onde fez toda a carreira política até chegar ao congresso norte-americano.
Além de surfista, ela também foi militar e participou da Guerra do Iraque. Gabbard escolheu o hinduísmo como religião e é adepta das artes marciais.
Se eleita, Tulsi Gabbard será a primeira mulher e a presidente mais nova da história dos EUA. Para chegar à disputa presidencial contra um representante republicano, ela terá que vencer as eleições prévias do Partido Democrata.
Fonte The Inertia