A partir de sábado

Alerta de big swell na Indo

Big riders chegam na Indonésia para aproveitar aquele que pode ser o maior swell do ano, de acordo com a previsão.

0

Os sites de previsão estão apontando para o que pode ser o maior swell do ano a encostar nas perfeitas bancadas da Indonésia nesta temporada de 2022.

Uma potente ondulação do quadrante Sudoeste deve chegar no próximo sábado (2) e com a combinação de ventos Sudeste / Leste fracos deve fazer a alegria dos big riders de plantão.

Com certeza diversos picos devem quebrar com condições épicas: Supersucks, Uluwatu, Padang Padang, Gland são algumas delas. Mas a estrela deve ser novamente as desafiadoras ondas de NoKandui nas Ihas Mentawais.

Diversos surfistas já estão por aqui ou estão chegando para aproveitar as bombas. Não à toa. Maré boa pela manhã, ventos Sudeste / Leste e direção de swell perfeito para NoKandui, Hideaways e Ebay.

Nomes como o português Pedro Bonnman, Kailani e seu pai João Jabour, o francês Sam Piter e seu amigo polonês Max vão formar o nosso time por aqui. Eles vem fazer companhia para outros grandes surfistas que devem aparecer atrás das bombas.

NoKandui quebra desse jeito poucas vezes por ano, sendo sempre um espetáculo a parte. Quer entender como essa onda funciona?

NoKandui é uma extensa e rasa bancada diretamente exposta às ondulações de Sudoeste. E o que a torna especial é a enorme diferença de profundidade. As ondas marcham numa profundidade de mais ou menos 40 metros e atingem a bancada com no máximo 2 metros.

Isso faz com que praticamente todas as ondas formem tubos longos e largos por toda a sua extensão. E com uma velocidade impressionante.

Acelerar ao máximo é a melhor opção, sem parar um segundo. Uma sequência de tubos que desafiam o talento dos surfistas e com uma bancada completamente irregular e afiada.

O vento terral é fundamental para tornar a onda surfável. E é aconselhável apenas nas marés mais cheias. Nas marés mais vazias, a onda se torna insana, principalmente na ultima sessão, quando a onda chupa toda a água da bancada.

Muita gente já se machucou feio por lá. Uma verdadeira mistura de adrenalina, paixão e medo. Um dos maiores conhecedores da onda é o famoso big rider Bruno Santos, mas infelizmente ele ainda está se recuperando de uma lesão. Não poderá aproveitar as bombas dessa vez. Fará falta com certeza.

Aqui segue uma onda que foi considerada a maior da temporada de 2019, em que Bruninho usou de toda a sua experiência para fazer um tubo gigante e sair no último segundo antes de atingir a sessão do inside, onde a bancada ficou completamente exposta.