O australiano Gunther Henry Kitzler morreu afogado na ondas de G-Land, Indonésia, na última segunda-feira (4). O corpo do atleta de 56 anos foi arrastado pela correnteza, sendo encontrado 24 horas depois, na manhã da terça-feira (5), a cerca de três quilômetros do local. A polícia ainda investiga se o atleta perdeu a consciência antes de cair da prancha ou se foi vítima das condições do mar.
De acordo com a Agência de Busca e Resgate de Surabaya, Gunther estava acompanhado por outros dois amigos, e entrou na água antes dos companheiros. Quinze minutos depois, os surfistas viram a prancha de Gunther flutuando com os pés do atleta ainda amarrados a ela.
Os amigos ainda tentaram resgatá-lo, mas foram impedidos por uma forte onda, que cortou o leash da prancha. A Agência confirmou a recuperação do corpo de Gunther na terça-feira. Ainda não se sabe o que provocou o acidente.
Gunther Henry Kitzler nasceu em Sydney, Austrália, mas estava morando na Indonésia havia 25 anos. Segundo a revista Tracks, Gunther era conhecido como um dos melhores surfistas da Praia de Bondi, em Sydney, nas décadas de 1980 e 1990.
Fontes GE e 7News Sidney