Gabriel Leal

Aprendizado em Macaronis

Surfista baiano Gabriel Leal e o pai estão prontos para aventura de duas semanas de surfe nas ondas de Macaronis, Indonésia.

0

Surfe, paisagens paradisíacas, águas quentes, cristalinas, muitas descobertas e aprendizados. Essa tem sido a rotina do surfista baiano Gabriel Leal, 13 anos, e de sua família nos dois primeiros meses na Indonésia.

Ele e o pai Alexandre se preparam para uma aventura de duas semanas de surfe nas ondas de Macaronis, considerada a mais fantástica de todo o Oceano Índico. A onda fica em um outro lado das ilhas Mentawai, onde eles estão há cerca de um mês. A família Leal embarcou para a indonésia em maio para uma temporada de cinco meses.

Gabriel, Alexandre, a mãe Gerusa e a irmã Júlia passaram o primeiro mês em Nias, Ilha de Sumatra, onde interagiram bastante com a comunidade local e também pegaram muitas ondas.

Mentawai é um lugar completamente voltado para o surfe. A estrutura do resort onde estão hospedados é voltada para os adeptos do esporte e lá estão as ondas mais desejadas por surfistas de todo o planeta.

Gabriel tem treinado bastante, sobretudo nas ondas de Lances Left, onde tem aperfeiçoado muito sua técnica em manobras e tubos. “Ele evoluiu muito neste período. Percebemos o surfe dele com muito mais linha e força”, explica Alexandre, que além de pai é técnico do garoto.

Nesta semana, Gabriel e o pai partem para uma mini-temporada nas ondas mais perfeitas do planeta. Macaronis é uma pérola rara, em um local de inúmeras preciosidades em matéria de ondas. O acesso é exclusivo para quem chega de barco e que não pode ficar ancorado por mais de dois dias, e para quem se hospeda no resort de mesmo nome.

“É a melhor esquerda do mundo. Não vejo a hora de surfar aquelas ondas”, comenta Gabriel Leal. A estimativa é de ficarem de oito a dez dias no local.

Mentawai é um arquipélago de 70 ilhas, situado aproximadamente a 150 quilômetros da costa oeste de Sumatra. Os lugares são separados pelo estreito de Mentawai, que faz parte da província de Sumatra Ocidental.

A viagem à Indonésia faz parte de uma etapa do planejamento da carreira de Gabriel Leal, que vai ter que se dedicar e focar bastante na sua evolução dentro e fora d’água. Durante a viagem ele também cumpre uma rigorosa rotina com as atividades escolares à distância.