Um vulcão entrou em erupção no Monte Ruang, norte da Indonésia, na noite a última de terça-feira (16). A agência vulcanológica do país alertou para o risco de expulsão de fragmentos de rocha e tsunamis causados pelo colapso do corpo do vulcão, que fica no mar.
Equipes de resgate foram mobilizadas para retirar 11 mil pessoas de áreas próximas ao vulcão, incluindo alguns moradores da remota ilha de Tagulandang, que tem cerca de 20 mil habitantes.
Com uma chuva de lava e uma gigantesca nuvem de fumaça tomando conta da região, as autoridades aumentaram o nível de alerta no monte de 3 para 4, o mais alto na escala local. As pessoas que aceitaram sair, foram levadas para uma ilha vizinha.
A primeira erupção, que aconteceu na noite de terça-feira no horário local (manhã no horário de Brasília) gerou uma coluna de cinzas de dois quilômetros. Depois, o vulcão expeliu materiais que alcançaram uma altura de 2,5 km, informou Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia, em comunicado.
A Indonésia conta com cerca de 130 vulcões ativos e registra atividade sísmica e vulcânica com frequência, pois está situada no Círculo de Fogo do Pacífico.
Assista mais vídeos no canal UOL.
Fonte UOL