Gabriel Leal

Evolução nas Mentawai

Depois de pegar altas, Gabriel Leal, baiano de 13 anos, despede-se de Nias e parte para a segunda parte de sua aventura na Indonésia.

0

As aventuras do surfista Gabriel Leal e sua família prosseguem pela Indonésia. Depois de passar um mês em Sumatra, o baianinho de 13 anos, seus pais, Alexandre e Gerusa, e sua irmãzinha Júlia, 7, seguem para o arquipélago de Mentawai, em busca das ondas mais perfeitas do planeta.

Eles viveram um mês de muito surfe, diversão e aprendizado na primeira fase da viagem, que tem previsão de cinco meses. Gabi surfou muito e evoluiu bastante nas ondas de Nias. Mas também viveu experiências incríveis no convívio com crianças e jovens locais.

Entrosou-se bastante, conheceu a realidade dos indonésios e está encantado com tudo que está vivendo. “Uma das principais lições é que não precisamos de muito para ser feliz. As pessoas aqui vivem com muitas dificuldades, com muita simplicidade, mas só andam com sorriso no rosto”, relata o garoto.

Se um dos principais propósitos da viagem da família é a evolução de Gabriel no surfe, o objetivo está tendo muito êxito. Ele evoluiu muito neste período, nas ondas perfeitas e fortes de Nias.

“Gabe surpreendeu não só com as performances, mas com sua coragem. Pegamos ondulações grandes e ele não decepcionou. Ao contrário, atirou-se nas maiores”, conta Alexandre, o pai coruja.

Mas também rolou descobertas e muita interação. A família Leal curtiu a culinária, os costumes e o estilo de vida do povo acolhedor de Sumatra. E não é que botaram até a galera local para falar português?

Mentawai – Sumatra e seu povo já estão guardados com muito carinho nos corações de Gabi, de Alê, de Gerusa e de Júlua. Ê saudade! Mas o destino agora são as Ilhas Mentawai.

Trata-se de um arquipélago de 70 ilhas, situado aproximadamente a 150 quilômetros da costa oeste de Sumatra. Os lugares são separados pelo estreito de Mentawai, que faz parte da província de Sumatra Ocidental.

As ondas das Mentawai são consideradas as mais perfeitas do planeta e o acesso às ilhas é apenas de barco, a partir da ilha de Padang. A família Leal vai ficar instalada em um resort para explorar ondas como Lances Left, Lances Right, de Good Times, Beng Beng, 4Bob’s, Pistols, Hideways, Bank Vaults, E-Bay, Kandui, Rifles, Nipussy, Burguer World, entre outras.

A viagem à Indonésia faz parte de uma etapa do planejamento da carreira de Gabriel Leal, que vai ter que se dedicar e focar bastante na sua evolução dentro e fora d’água. Durante a viagem, ele também cumpre uma rigorosa rotina de atividades escolares à distância.