Ao contrário do que havia anunciado, o governo de Bali, na Indonésia, divulgou, no último dia 12, que não haverá sanções compulsórias para os cidadãos que recusarem a vacina contra a Covid-19.
O comunicado foi feito através na Agencia de Saúde de Bali. “Nós educaremos as pessoas e esperamos que a comunidade se voluntarie pelo interesse em comum”, diz Ketut Suarjaya, represente da Agência.
Segundo Suarjaya, o governo continuará executando o programa de vacinação até que ele chegue a sua etapa final. As doses serão distribuídas aos cidadãos após todos os oficiais do governo e equipes médicas em Bali serem vacinados.
Recentemente, a Agência de Saúde de Bali criou um fórum chamado Comitê Regional da Pós-vacinação, com o intuito de receber relatos sobre os efeitos colaterais.
“O comitê consiste de médicos experientes que podem ajudar superar qualquer eventual efeito colateral”, afirma Suarjaya.
Suarjaya está otimista que o programa de vacinação eleve Bali, que recebeu 51 mil doses da vacina, à província com maior taxa de adesão ao programa, com estimativa de 99,8% da população protegida.
O governo espera ainda que isto acelere a recuperação econômica, já que a que temporada internacional de turismo deve acontecer quando 70% das pessoas na Ilha já estiverem vacinadas.