O governo da Indonésia anunciou que, a partir desta sexta-feira (20), todos os estrangeiros precisarão de visto e um certificado de saúde para entrar no país. A decisão vale por um mês, inclui brasileiros e também abrange a ilha de Bali.
O visto será expedido pela embaixada ou consulado da Indonésia no país de origem do visitante. Ao solicitar o visto – especificando o motivo da viagem – o estrangeiro também deverá anexar um certificado de saúde emitido pela autoridade sanitária de seu país.
As novas medidas determinam ainda que pessoas provenientes da China, Itália, Irã, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra e algumas regiões da Coreia do Sul não poderão entrar ou transitar pela Indonésia. Quem tiver passado por esses países nos 14 dias anteriores também poderá ter sua entrada negada.
O número de mortos na Indonésia por causa do novo coronavírus aumentou de cinco para nove nesta semana e, em apenas um dia, houve um salto de quase 30% nos casos confirmados, de 134 para 172.
Na América do Sul, Peru, Chile, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai também decretaram fechamento total ou parcial das fronteiras. A Venezuela declarou-se em “estado de emergência”.
Na União Europeia, que inclui países como Espanha, Itália, Portugal e Alemanha, a entrada de estrangeiros está proibida por ao menos 30 dias.
Já o Brasil ainda não tomou nenhuma decisão a respeito de limitar a entrada de estrangeiros no país.
Fonte Itamaraty.gov.br